Em uma conferência sobre o Projeto Ara realizada na terça-feira (15), o Google expôs mais sobre seus smartphones modulares. Na ocasião a companhia apresentou novos layouts do aparelho, bem como eles devem ser comercializados.

O Google, durante o evento, disponibilizou aos desenvolvedores o MDK (Module Developers Kit), ou seja, um kit de desenvolvimentos de módulos. Assim, as empresas que querem criar os módulos já possuem todas as diretrizes necessárias.

A companhia apresentou diferentes protótipos: uma versão média, uma grande e uma mini. Todas as versões terão como base o módulo central, o Endo. Com isso, cada usuário terá a liberdade de adicionar os módulos, como se fosse um quebra-cabeça. Do mesmo modo, cada aparelho poderá receber diferentes especificações, como câmera, bateria, etc.

O usuário terá três opções de compra de módulos: através de aplicativos ou site, vendo demonstrações ou mesmo em quiosques físicos especializados. Cada peça poderá ser encontrada em diferentes tamanhos e valores.

No evento o Google demonstrou várias possibilidades de personalização dos aparelhos. A companhia informou ainda que os smartphones deverão rodar com o sistema operacional Android.

A previsão é que os aparelhos modulares estejam disponíveis no mercado em 2015. O valor mínimo do smartphone, para o modelo básico, será de US$ 50 (cerca de R$ 112). Porém, dependendo da opção de personalização poderá custar bem mais.