Ao tentar imprimir algo com urgência o cartucho da impressora apresentou algum problema? Isso é muito comum, muitos de nós já passamos por isso. Bom, para que esse inconveniente problema não volte acontecer, acompanhe algumas dicas para não ficar mais sem imprimir.

Falta de tinta

A falta de tinta no cartucho é a principal causa de queima. Cada cartucho possui uma tira com um circuito elétrico que é responsável pela comunicação entre ele e a impressora. A tira, durante tal comunicação é aquecida e a tinta é a responsável pelo resfriamento, então, caso falte tinta, a tira acaba esquentando muito e assim, ocasionando a queima do cartucho.

Uma dica importante: Quando acabar a tinta do cartucho preto e a tinta colorida ainda estiver cheia é indicado retirar o cartucho preto da impressora ou mesmo inserir outro cheio, pois se você continuar usando o cartucho colorido o preto poderá sofrer algum dano.

Umidade no cartucho

Ao recarregar um cartucho é necessário muito cuidado. Então, caso tenha ficado úmido ao ser recarregado pode ocasionar a queima do circuito e assim, quando a impressora for ligada, o cartucho poderá queimar.

Energia

A oscilação de energia não é boa para os cartuchos, como também para qualquer outro aparelho eletrônico. Os picos de luz podem causar um choque térmico no circuito e com isso danificar o cartucho.

Modo econômico

Não é aconselhado imprimir somente em modo econômico ou rascunho, pois assim está reduzindo a refrigeração do cabeçote de impressão pela tinta.

Vida útil

Por fim, a vida útil de um cartucho pode mesmo ter chegado ao fim. Os cartuchos não duram para sempre e alguns deles também não podem ser recarregados. No entanto, a média da vida útil de um cartucho é de cinco recargas.