O IP é considerado o principal protocolo de comunicação da Internet. Ele faz o trabalho de endereçar e encaminhar todos os pacotes que trafegam pela web. Os pacotes, ou seja, os blocos de informações da Internet, são divididos em duas partes: o cabeçalho, que possui as informações de endereçamento e os dados, que são as informações transmitidas.

De modo mais prático, cada pessoa possui um endereço de contato, que serve para recebermos cartas via correios, entregas por transportadoras, compras feitas pela internet, entre outras. Do mesmo modo, cada computador possui um endereço único. O endereço de IP é uma sequência de números composta por 32 bits. O valor se dá pelo conjunto de quatro sequências de 8 bits. Cada uma delas é separada por um ponto.

Cada site possui também possui um endereço de IP. Quando o usuário digitar um endereço de página na web, um servidor de DNS (Domain Name System) será consultado. Assim, é ele quem informa qual o IP está associado a cada site.

Por que o IP é importante?

O IP é importante para que exista o tráfego de dados na internet, já que, ao acessar um site, precisa haver comunicação entre o computador e a página envolvida. Todos os sites existentes contam com um IP e cada computador (modem) também. 

IP interno

O endereço de IP interno é usado para a identificação de um computador, celular, tablet ou celular ligado a uma rede interna, chamada também de Intranet. Assim, para descobrir o endereço de IP interno do seu computador basta seguir as orientações:

1) Para quem faz uso do Windows 8 basta clicar com o botão direito do mouse sobre o canto inferior esquerdo da tela e na janela que abrir clicar em "Promt de Comando". Para quem usa outras versões do sistema basta pressionar as teclas "Windows + R" e digitar o comando "cmd" (sem aspas).

2) Na janela que abrir, do "Promt de Comando", é necessário digitar "ipcofing" (sem as aspas e após pressionar a tecla Enter. O endereço de IP interno estará localizado em "Endereço IPv4".

IP externo

O endereço de IP externo tem a função de identificar um dispositivo que esteja conectado à rede mundial de computadores, ou seja, a Internet. Este é um endereço único, não existe mais de um computador com um mesmo endereço de IP que esteja conectado.

O endereço de IP externo pode ser facilmente encontrado acessando sites especializados em fornecer tal dado. O site meu ip é bastante prático, basta acessar que o número é mostrado na tela.