O ESO (Observatório Europeu do Sul) divulgou uma imagem recente de uma galáxia assassina. Na imagem, feita pelo telescópio do observatório de La Silla, mostra duas galáxias bastante contrastantes. Apesar de estarem muito próximas, possuem histórias distintas.

A galáxia NGC 1316, a maior delas, já engoliu várias outras galáxias no decorrer de sua história. Em compensação, a NGC 1317, a menor, tem se comportado de forma mais calma.

A NGC 1316 está a aproximadamente 60 milhões de anos-luz de distância na constelação da Fornalha. Além de seu histórico assassino ela também possui um buraco negro de massa extremamente elevada no seu centro. A estrutura da galáxia revela o seu passado nada monótono. Ela apresenta faixas incomuns de poeira no interior de um envelope de estrelas maiores, bem como uma população de aglomerados estelares globulares bem pequenos.

Os sinais constatados pelos cientistas sugerem que a NGC 1316 deve ter engolido uma galáxia em espiral rica em poeira há cerca de três bilhões de anos atrás. Porém, o seu comportamento destrutivo continua.

A imagem exibe ainda uma janela para o Universo longínquo, bem além das galáxias em interação que se pode ver em primeiro plano. A maioria dos pontos é de galáxias muito mais distantes, existindo uma concentração mais densa à esquerda de NGC 1316.