CADASTRE-SE

Dicas para deixar seu PC mais rápido

Conheça alguns simples procedimentos e dicas, que podem deixar seu computador com Windows mais leve e mais rápido ainda.

Gabriel Philipe (@gabrielphilipe_)

Fazer com que seu computador rode da melhor maneira possível, às vezes pode parecer uma tarefa impossível. Com o passar dos tempos, o Windows acumula vários arquivos inúteis e erros na sua configuração, o fazendo ficar mais lento ao executar algumas tarefas e mesmo ao ligar o computador. Na nova versão do Windows, vários problemas de acúmulos de arquivos foram resolvidos, e mesmo sua inicialização ficou muito mais rápida.

Porém, mesmo sendo um pouco mais difícil a entrada destes arquivos e programas indesejáveis, com o passar dos tempos você terá que fazer alguma manutenção em seu computador para torná-lo mais limpo e com um melhor desempenho. No próprio Windows a algumas ferramentas que podem te ajudar bastante na manutenção do seu PC. Embora haja várias destas ferramentas no Windows, vários usuários não sabem usá-las, ou nem mesmo sabem que ela existe. Veja também 5 dicas para melhorar a inicialização do seu Windows.

Por isso, o Oficina da Net criou este tutorial mostrando e explicando como funciona algumas ferramentas nativas do próprio Windows e outras dicas para que seu computador possa usar todo seu desempenho.

Confira nosso curso: Curso de redes de computadores

Otimize e desfragmente o disco rígido

Para otimizar o desempenho do seu computador, é recomendado desfragmentar o disco rígido do seu computador  mês por mês, ou sempre que for desligado à força. Para fazer isso, abra uma nova janela do Explorer e faça os seguintes passos.

1º - Clicar com o botão direito sobre a unidade “C” do seu computador, e em seguida acesse as suas propriedades;

Otimizando o disco rígido
Otimizando o disco rígido

2º - Em seguida clique sobre a aba Ferramentas e clique em Otimizar. Uma outra janela se abrirá, nela selecione a Unidade C e clique em Otimizar.

Otimizando o disco rígido #2
Otimizando o disco rígido #2

A desfragmentação do disco rígido será iniciada logo em seguida.

Corrija erros na unidade C

Com o passar dos tempos algumas anomalias podem acontecer com seu computador, como ele desligar sozinho, por exemplo. Isso vai deixando marcas no Windows, que devem ser corrigidas.

Para corrigir alguns destes erros, faça o seguinte:

1º - Na mesma janela da dica anterior (Propriedades > Ferramentas, disco C), ao invés de clicar em otimizar, clique em Verificar, assim como na imagem;

 

Corrigindo erros do sistema
Corrigindo erros do sistema

2º - Ao clicar, uma janela se abrirá. Clique em Verificar Unidade.

Limpe erros de registro

Mesmo o Windows tendo várias ferramentas para otimizar o próprio desempenho, algumas destas ferramentas são bastante complicadas de se usar, como limpar o registro do Windows, por exemplo. CCleaner é um programa que irá te ajudar de diversas formas a melhorar o desempenho do seu PC.

Para limpar os erros de registro usando o CCleaner, faça o seguinte:

1º - Faça o download do programa (Download), e o instale corretamente. A sua instalação é muito simples, não se preocupe;

2º - Abra ele, e clique na aba Registro. Em seguida, marque todos os checkbox no canto esquerdo, e clique no botão Procurar erros;

Limpando erros do registro
Limpando erros do registro

3º - A busca por erros começará, e, provavelmente, uma grande lista aparecerá. Quando terminar a busca clique em Consertar erros, e em seguida Corrigir todos os erros selecionados.

Limpando erros de registro #2
Limpando erros do registro #2

Apague arquivos temporários

A todo tempo que o computador está ligado, o Windows vai criando vários arquivos temporários e que nem sempre são excluídos ao desligar o PC. Você pode excluir estes arquivos, veja como:

1º - Aperte as teclas WinKey + R, ou pesquise Executar na tela Iniciar e o abra;

2º - Digite, e tecle Enter em seguida:

%temp%

 

Apagando arquivos inúteis
Apagando arquivos temporários

3º - Selecione tudo (Ctrl + A) que está dentro da pasta e exclua.

Apagando
Apagando arquivos temporários

Dica: Quando quiser excluir PERMANENTEMENTE qualquer arquivo ou pasta no Windows, aperte as teclas Shift + Del. Assim o arquivo/pasta será excluído PERMANENTEMENTE do computador, tome muito cuidado ao usar este comando.

Desative programas desnecessários na inicialização

Ao instalar alguns programas no computador, eles são configurados para serem iniciados junto com o sistema operacional. Isso faz com que aumente o tempo de inicialização do Windows. Veja como administrar os programas que inicializam junto ao Windows:

1º - Pressione as teclas Ctrl + Shift + Esc para abrir o gerenciador de tarefas. Com ele aberto, clique na aba Inicializar;

Gerenciador de Tarefas
Gerenciador de Tarefas

2º - Uma lista de todos os programas que iniciam junto ao Windows será exibida. Para desativar algum programa, clique sobre ele e, em seguida, no botão Desabilitar.

Desabilitando programas
Desabilitando programas

Se você quiser mais detalhes sobre essa dica, ou estiver com dificuldades, leia o artigo de como configurar os programas que inicializam no Windows 8.

Mantenha seu computador atualizado

Manter o computador atualizado é sempre bom, as atualizações podem conter melhorias no desempenho do computador e também de segurança. Para manter o Windows atualizado é muito fácil, basta pesquisar Windows Update no menu iniciar, e configurar para que seu computador sempre receba as atualizações mais recentes.

Limpando arquivos inúteis de programas

O CCleaner, além, de verificar erros no registro do Windows, também tem vários outros recursos muito úteis para a manutenção do computador. Um destes recursos está disponível na aba Limpar do programa. Este recurso exclui arquivos e configurações inúteis que com o passar do tempo vão deixar sem computador mais lento.

1º - Abra o programa e clique primeiro em Analisar. No canto esquerdo a algumas configurações, você pode usá-las para definir o que e de qual programa você deseja "limpar".

Limpando arquivos de programas
Limpando arquivos de programas

2º - Uma análise do sistema se iniciará. Após um tempo, será concluída a análise. Ao terminar você terá um relatório completo sobre o que irá ser excluído do computador, clique em Correr Cleaner para executar uma limpeza no PC.

Cuidado com os vírus

Ter vírus no computador nunca é uma coisa boa. Estes vírus podem te prejudicar roubando dados pessoais, excluir arquivos pessoais e importantes, vigiar o que você está fazendo, entre outras coisas. Mais este softwares operam de maneira oculta, e isso pode usar muito da sua CPU, fazendo com que outros programas que você precisa usar fiquem mais lentos, demorem a iniciar ou travem constantemente.

Para não ter problemas com vírus, é recomendado sempre manter seu sistema operacional atualizado e usar um bom antivírus. O Avast! é um bom antivírus gratuito, que lhe dará uma grande segurança contra estes softwares maliciosos. Faça varreduras por vírus constantemente.

Abra mão dos efeitos visuais

Assim como o Windows 7, e outras versões anteriores do Windows, o Windows 8 apresenta vários efeitos visuais que tornam o sistema mais bonito. Porém, se seu computador não é potente o suficiente para suportar essa grande gama de efeitos que estão presentes no Windows 8, você pode desativá-los para melhorar o desempenho do seu PC. Veja como:

1º - Aperte as teclas WinKey + X para abrir um menu de opções. Com o menu aberto, clique em Sistema.

Desativandoe feitos visuais
Desativandoe feitos visuais

2º - Em seguida, clique em Configurações avançadas do sistema e em Configurações, assim como na imagem;

Desativando os efeitos visuais
Desativando efeitos visuais #2

3º - Com a janela aberta, você pode escolher quais efeitos deseja que o seu Windows tenha. Por padrão o Windows define automaticamente uma seleção de efeitos que rodam suave nas configurações do seu PC. Você pode desativar todos os efeitos para obter um melhor desempenho do PC.

Desativando efeitos visuais #3
Desativando efeitos visuais #3

Ferramentas externas

Mesmo com tantas configurações e ferramentas para otimizar o seu computador, há também, muitos programas que podem, talvez, fazer o mesmo de algumas dicas acima, porém, com uma facilidade ainda maior.

Veja alguns programas que podem ser uma boa alternativa para as ferramentas do Windows.

Gostou do artigo? Então deixe seu comentário!

Leia a seguir: Windows 8: como criar um ponto de restauração

« Voltar à capa do site 24 36 341


Relacionados:

Comentários

TOPO