Quando foi ao ar, em 2010, o serviço de streaming Netflix se tornou um rápido fenômeno de adesão de assinantes. Considerado a evolução das vídeo locadoras, o serviço utiliza a conexão de internet do cliente para fazer a transmissão de filmes e programas que estão em seu catálogo. A empresa mostrou sua força ao não se curvar às pressões da indústria do entretenimento e a passar a negociar diretamente com as principais produtoras de Hollywood.

Com clientes em diversos países, o Netflix revolucionou a maneira com que o internauta interage com o conteúdo áudio visual, oferecendo filmes e séries de seu acervo a um preço acessível e com qualidade de transmissão. Você já ficou sabendo sobre o funcionamento destes serviços aqui mesmo no Oficina da Net.

O sucesso do Netflix é inegável, principalmente depois que a empresa passou a desenvolver conteúdos próprios, e a se desligar pouco a pouco de Hollywood. A audiência de séries produzidas pela gigante, como o drama político House of Cards e Orange is the New Black, só provam que este tipo de serviço veio para ficar. O que poucos esperavam é uma nova revolução no sistema de streaming. É aí que entra o Popcorn Time, serviço que nasceu, morreu em função das pressões da indústria do entretenimento e ressurgiu, graças ao código aberto. Vamos entender melhor o assunto.

 O que é o Popcorn Time?

O Popcorn Time é um aplicativo argentino que oferece os mesmos serviços do Netflix, com um porém: tanto o seu download quanto o seu conteúdo é gratuito, e o melhor de tudo; diferentemente do Netflix, o conteúdo do Popcorn é praticamente infinito e o acesso a eles é praticamente imediato, já que o streaming do programa está baseado no protocolo BitTorrent. Ou seja, todo o conteúdo que você baixaria para o seu computador através de sites como o The Pirate Bay e o Kickass Torrents fica disponível para acesso imediato através do programinha, com obras que acabaram de sair do cinema e com qualidade HD, tanto em 720p quanto em 1080p. Veja também o que é 4K, a qualidade de imagem maior que Full HD.

O aplicativo gratuito ainda está disponível para as plataformas Mac OS, Linux e para computadores com o Windows 7 ou 8. No seu curto espaço de vida o Popcorn Time já ganhou traduções para 32 línguas, inclusive o Português. As opções de linguagem também são grandes no quesito legendas, já que o Popcorn possui integração com outros serviços que disponibilizam este tipo de arquivo. Muito bom pra ser verdade não é? Deixamos um item por último neste mundo de vantagens do aplicativo: por ter como fonte de conteúdo o protocolo BitTorrent, o programa esbarra na ilegalidade, já que a grande maioria dos arquivos compartilhados por este meio possui direitos autorais. Sobre este problema, falaremos adiante. Primeiro vamos entender como o serviço funciona.

Como funciona?

O Netflix dos Pirateiros funciona de maneira quase idêntica aos clientes torrent, que fazem a troca de pequenos fragmentos de arquivo através da rede, até que o usuário, que também disponibiliza os fragmentos que já chegaram ao seu computador, receba o arquivo completo. Ou seja, ao mesmo tempo em que o internauta seleciona um filme para assistir e o streaming se inicia, se inicia também esta troca de fragmentos, permitindo que todos os usuários conectados recebam as partes que faltam para completar o seu arquivo. Claro que a qualidade e a rapidez com que tudo isso acontece depende da largura de banda da conexão de internet do usuário.

Ao abrir o programa o usuário encontra uma enorme gama de títulos disponíveis, sucessos do cinema, filmes populares, vencedores de prêmios e mais uma infinidade de conteúdo, além de filmes que ainda nem saíram das salas de cinema. Além dos títulos, são informados também, o pôster, a sinopse, e o tempo de duração da obra, com opções de resolução e legenda. Por ser um programa ainda em fase beta, rapidez ainda não é o forte do aplicativo, já que é recomendado que o espectador espere um curto tempo para que pelo menos parte do arquivo seja baixada para a máquina antes do inicio da exibição. Travamentos também podem acontecer ao longo da exibição dos conteúdos, mas estes são problemas que podem ser resolvidos facilmente em alguma versão posterior. Existe também o entrave da ilegalidade, que já citamos antes. É este, inclusive, o motivo da morte do programa.

Mas como assim, já morreu?

Sim, o programa foi encerrado por seus criadores exatamente pelo temor às conseqüências da ilegalidade do conteúdo. Os desenvolvedores do projeto sugeriram em um comunicado, que foram ameaçados por terem criado o aplicativo, que apesar de usar um meio de transmissão pirata, é totalmente legal como projeto. É óbvio pensar que estas ameaças partiram da indústria do entretenimento e que apesar da ilegalidade de se acessar um conteúdo desta maneira, a prática já está enraizada no dia a dia da maior parte dos internautas, já que poucos deixam de assistir a um filme ou baixar um disco somente por medo de estar agindo de maneira ilegal. Por isso, no dia 14 de março, o programa foi retirado do ar. Ou seja, o programa nasceu, fez um estrondoso sucesso e foi derrubado pelas gigantes do cinema. Mas, já falamos que o programa é open source?

De volta ao ar

Antes de tirar o programa do ar, no dia 16 os seus desenvolvedores publicaram todos os arquivos do software no GitHub, página conhecida por reunir e catalogar arquivos de programas de código aberto. Resumindo, pouca coisa mudou do antigo Popcorn Time para o atual, a diferença agora é que o aplicativo deve ser baixado diretamente da pagina do GitHub. O programa passaria a ser comandado pela equipe do YTS, que é conhecido no meio Torrent como YIFY, que assumiu a responsabilidade de continuar o programa de onde ele parou. De acordo com eles as controvérsias causadas pelo projeto são saudáveis e não devem determinar o fechamento do site.

Essa agitação é exatamente o que o público precisa e já é evidente que as pessoas estão cada vez mais conscientes das questões relacionadas aos direitos autorais", dizem eles.

No momento o programa está funcionando como uma iniciativa comunitária, sem ter uma pessoa ou entidade à sua frente, permitindo que outros desenvolvedores possam alterar e aperfeiçoar o projeto. 

Já usou o Popcorn Time? Você pode encontrá-lo aqui. Deixe seu comentário.

Atualização: O segundo adeus

Notamos de ontem para hoje que o link de download do Popcorn Time está novamente desativado. Certamente resultante da pressão de Hollywood e do Netflix para que o streaming de vídeos grátis e ilegal caia por terra.

Este seria o segundo adeus do Popcorn Time, mas, é possível encontrar o programa em diversos sites para download de torrents, ou seja, ele dificilmente será completamente extinto. Há até um clone do Popcorn time, o chamado Time4Popcorn (não testamos) - que usa sistema praticamente igual ao irmão mais velho. Em seu site oficial, a Popcorn Time traz apenas uma mesagem denominada Goodbye, como na imagem abaixo. A questão é: até quando?