Após 13 anos de seu lançamento, a Microsoft irá aposentar o sistema operacional Windows XP. Mesmo considerado o sistema operacional mais popular da empresa, o Windows XP acabou se tornando um peso para a Microsoft.

Diferentemente do que companhia esperava, o novo Windows 8 e Windows 8.1 não fez o sucesso esperado e o Windows XP continua sendo instalado em um terço dos computadores. Porém, apesar do elevado número de adeptos, o Windows XP será descontinuado no dia 8 de abril.

O sistema operacional continuará apenas com algumas medidas anti-malware. Porém, as medidas só terão duração de um ano, terminando de vez em 15 de abril de 2015.

Agora, os usuários do Windows XP possuem algumas alternativas, como instalar o sistema operacional de código aberto Linux, mudar para a Apple ou mesmo fazer uma atualização para um novo sistema operacional Windows. De acordo com o analista de tecnologia Rob Enderle,  "o problema é que o Windows 7 já está obsoleto e foi substituído pelo Windows 8.  E o Windows 8 representa uma mudança muito grande, considerando que ele é touchscreen e tem uma nova interface."