Na maior parte do Brasil os termômetros ainda estão bastante altos. Saiba que além de nós, os aparelhos eletrônicos também são afetados com o calor. Smartphones, por exemplo - que costumam ser transportados para todos os lugares - sofrem ainda mais. Cada fabricante especifica a temperatura máxima permitida para cada gadget.

A Apple, por exemplo, informa que operar um smartphone acima dos 35°C  pode trazer complicações para o aparelho e danificar componentes. Para se ter uma ideia, o celular sobre o banco quente do carro pode chegar à uma temperatura superior aos 90°C em pouco tempo de exposição.

Leia também:

Se o calor é prejudicial, o frio em excesso também traz complicações. Onde é frio de mais, o aparelho pode sofrer com o enrijessimento de seus componentes, o LCD da tela travar (congelar) - morrendo completamente. Nem preciso dizer que tirar o celular do sol escaldante e jogá-lo no congelador é ainda pior. Tenha calma e não tome medidas drásticas, basta prestar a atenção em algumas dicas.

Veja algumas dicas para que seu gadget não sofra um superaquecimento:

1) Evite deixar seu aparelho celular ou tablet dentro do carro fechado, principalmente exposto ao sol. As telas de LCD costumam ser as mais prejudicadas, já que o cristal líquido pode acabar "vazando" e assim, vários pontos negros podem aparecer no visor. Além disso, a bateria é bastante sensível. Além de perder a carga tem sua vida útil reduzida.

2) Não deixe o aparelho sobre locais que absorvem mais calor. Muitos aparelhos possuem a superfícies plásticas e assim, com o calor, podem enrugar ou mesmo travar caso alguma solda interna seja prejudicada.

3) Use o mínimo possível do seu aparelho em lugares muito quentes. Deixe o Wi-Fi, 3G e GPS desligados, assim, o processador não precisa "trabalhar" muito, o que evita o superaquecimento. Do mesmo modo, evite usar aplicativos muito pesados, por exigirem demais do processador. Você sabe muito bem que seu smartphone esquenta muito quando você utiliza muitos apps e jogos ao mesmo tempo. Agora imagine o quanto seu aparelho esquenta quando você faz tudo isso sob o forte sol da praia?

Bom, as dicas acima são simples, porém, nem sempre conseguimos segui-las. Por isso, caso o seu aparelho tenha ficado em um local muito quente, o melhor a fazer é tirá-lo de lá imediatamente e abrigar-se em um local com temperatura mais amena; se possível desligue o aparelho para que nenhum componente se "derreta".