No Brasil, 54,4% das residências possuem telefone fixo. No entanto, cerca de 16 anos após a privatização dos serviços de telefonia no país, 45,6% das casas não contam com o serviço.  Os dados são da pesquisa Sistema de Indicadores de Percepção Social: serviços de telecomunicação, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Mesmo assim, quanto ao acesso à internet, 38,1% das casas possuem ao menos uma pessoa que acessa a rede através de telefone celular.

"Dos que não possuem telefone fixo no domicilio, quase dois terços afirmaram que o celular substitui o telefone fixo.", informa a pesquisa. O estudo também aponta que 40,8% dos lares no Brasil possuem acesso à internet, sendo que 68% usam o serviço diariamente.

O Ipea revela ainda que 32,8% acessam a internet via TV a cabo; 23% recorrem à telefonia fixa e 18,3% à móvel. Apenas 10,6% têm conexão por banda larga via satélite, 10,2% por banda larga via rádio, 1,5% via linha discada e 3,6% por outros meios.

A maioria das casas no país não possui computador (52%). Entre os lares que não contam com o equipamento, os moradores dizem que estão dispostos a pagar entre R$ 300 e R$ 800 por um computador. Porém, 29,3% disseram que não pretendem adquirir uma máquina.

Os pesquisadores realizaram o levantamento em 3.810 domicílios do país, e questionaram os brasileiros sobre telefonia fixa e celular, acesso à internet, TV por assinatura e TV aberta.