A velocidade de inicialização do Windows 8 (boot), pode ser considerada uma das grandes novidades do sistema. Ele inicia cerca de 40% mais rápido que seu antecessor, o Windows 7, o boot do Windows 8 é simplesmente rápido. Essa é uma melhoria que muitos usuários esperavam da próxima versão do Windows.

Porém, como passar dos tempos, vários programas são instalados no computador fazendo com que ele vá ficando mais pesado e não consiga realizar o boot de maneira tão rápida quanto antes. Isso acontece por que vários programas também se iniciam juntamente com o Windows, fazendo com que seu computador execute vários programas, além do próprio Windows, durante a inicialização do sistema.

Felizmente, para nós, usuários do Windows 8, escolher quais programas serão executados junto com a inicialização do Windows ficou mais fácil. Veja como é bem simples configurar para que os programas não sejam mais inicializados junto com o Windows.

Configurando os Programas

1º - Clique com o botão direito sobre a barra de tarefas do Windows, e escolha a opção "Gerenciador de Tarefas";


Abrindo o Gerenciador de Tarefas

2º - O gerenciador de tarefas se abrirá. Nas guias do programa, escolha a opção "Inicializar". Pode acontecer do gerenciador de tarefas não estar aparecendo guias, pois esta no modo simples, para vê-las selecione a opção Mais detalhes, no canto inferior direito da janela;


Lista de programas que iniciam junto ao Windows

3º - A lista com todos os programas que são inicializados junto com o Windows será exibida na janela. Para remover algum programa, basta selecioná-lo e clicar no botão "Desabilitar" no canto inferior direito da janela, assim como a imagem mostra.


Configurando os programas

Você também pode filtrar os programas por nome, fornecedor, status (habilitado ou desabilitado) e impacto na inicialização (baixo, médio, alto ou nenhum, para programas desabilitados). Filtre o resultado pelo status para melhor ver qual programa está habilitado ou não, também recomendo que sempre que possível desative os programas cujo impacto na inicialização seja alto ou médio. Nesta mesma janela, você pode ver quanto tempo o boot do Windows demorou a acontecer. Assim é possível verificar se houve uma melhora no tempo de inicialização do Windows (pode não estar disponível em todos os computadores).

Seguiu tudo direitinho e ainda não conseguiu? Deixe sua dúvida nos comentários!