A conectividade móvel é uma das principais necessidades da vida moderna, permitindo que as pessoas se comuniquem, trabalhem e se divirtam em qualquer lugar e a qualquer momento. No entanto, a evolução das tecnologias de rede móvel pode ser confusa para muitos usuários, com diferentes letras e siglas que representam velocidades e capacidades variáveis. Neste texto, vamos explicar de maneira clara e objetiva os principais tipos de tecnologias de rede móvel, desde o GPRS e o EDGE até o 5G, apresentando suas características e diferenças para ajudá-lo a entender melhor a conectividade móvel que você utiliza diariamente.

A diferença entre E, G, H, H+, 3G , 4G, 5G e 6G

Redes móveis de internet. Foto de Scott Elkins na Unsplash
Redes móveis de internet. Foto de Scott Elkins na Unsplash

TDMA

O TDMA (Time Division Multiple Access) foi a primeira tecnologia a ser desenvolvida e implementada entre as três mencionadas. Foi introduzida na década de 1980 como uma forma de melhorar a capacidade das redes de telefonia celular analógicas, permitindo a multiplexação temporal para acomodar mais chamadas em uma única frequência.

CDMA

Os primórdios do celular a tecnologia utilizada era CDMA (Code Division Multiple Access, ou Acesso Múltiplo por Divisão de Código). É usada tanto nos celulares quanto no GPS, permitindo a troca de dados. Existem diferentes versões da tecnologia, como a cdmaOne e a CDMA2000, ambas desenvolvidas pela empresa Qualcomm.

GSM

GSM (Global System for Mobile Communications) é uma tecnologia de comunicação sem fio que possibilitou o crescimento exponencial da comunicação móvel em todo o mundo. Foi desenvolvido como um padrão de rede celular digital para substituir as tecnologias analógicas mais antigas. A tecnologia GSM é baseada na divisão do espectro de frequência disponível em canais de tempo, o que permite que várias conversas ocorram simultaneamente em uma única frequência.

G - GPRS

A letra G representa a tecnologia GPRS (General Packet Radio Service) que começou a ser usada em 2000. Ela pode gerar dados com velocidade de até 171,2 Kb/s (kilobits por segundo). Ao ser implantada com uma rede 2G, acaba por formar uma rede "2,5 G". A internet desse padrão costuma ser bastante lenta. No Brasil, ela ainda costuma ser encontrada.

E - EDGE

A letra E simboliza a tecnologia EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution), sendo uma tecnóloga 3G. Tal tecnologia é um pouco mais veloz que a anterior, representada pela letra G. Ela pode atingir a velocidade máxima de 473,6 Kb/s.

H - HSPDA

A letra H faz referência a tecnologia HSPA (High Speed Packet Access) ou o padrão HSDPA (High Speed Downlink Packet Access). Esta conexão atinge uma velocidade considerada alta, de até 14 Mb/s (megabits por segundo).

H+ - HSPDA+

O símbolo H+ indica a tecnologia chamada Evolved HSPA (HSPA Evoluído). Esta pode chegar a velocidades de até 168 Mb/s para download e 22 Mb/s para upload;

HSPDA+
HSPDA+

A sigla 3G faz referências às tecnologias móveis de terceira geração. Os padrões como HSPA e HSPA+ costumam ser chamados de 3G, no entanto, não são. Quando a sigla 3G aparece em um aparelho, no geral faz referência à tecnologia UMTS (Universal Mobile Telecommunications Service), que pode atingir velocidades de até 2 Mb/s.

4G / LTE

Chamada de quarta geração da internet móvel, a 4G é sucessora da 3G. Entre as diferenças, a principal delas está justamente na velocidade de conexão e no carregamento de dados. A conexão 4G poderá ser aproximadamente 10 vezes mais veloz que a de terceira geração, ou seja, a 3G.

Long Term Evolution, ou simplesmente LTE, a tecnologia de quarta geração móvel de transmissão de dados que foi desenvolvida com base no GSM e WCDMA. Como característica, a tecnologia prioriza o tráfego de dados em vez do tráfego de voz, como acontecia em gerações anteriores.

5G

A tecnologia 5G é a quinta geração de tecnologia de rede móvel. É uma evolução das redes 4G e promete oferecer uma conexão mais rápida, confiável e eficiente para dispositivos móveis, como smartphones e outros dispositivos conectados à Internet. Além disso, a tecnologia 5G permite uma maior quantidade de dispositivos conectados simultaneamente, o que a torna ideal para aplicações de Internet das Coisas (IoT) e para aplicações que exigem grandes quantidades de dados em tempo real, como jogos online e vídeos em realidade virtual. A tecnologia 5G é considerada um importante passo para a criação de uma sociedade totalmente conectada.

6G

A rede 5G não foi ainda implantada no mundo todo, mesmo assim, já está em pauta o tema 6G. A expectativa é de que as redes de sexta geração tenham velocidades de até 1 Tb/s (terabit por segundo), banda ainda indisponível mesmo em conexões residenciais e cabeadas. Essa rede não deve ser implantada de modo geral antes de 2030.