Na quarta-feira (19), a Canonical anunciou que neste ano deverá ser lançado o primeiro smartphone equipado com o Ubuntu OS. Os primeiros aparelhos com o sistema operacional deverão ser fabricados pela chinesa Meizu em parceria com a bq, da Espanha.

Outros detalhes sobre os aparelhos não foram divulgados. A canonical limitou-se a dizer que o foco da primeira leva de smartphones será de médio a topo de linha.

O maior diferencial e atrativo do Ubuntu é a sua interface original. Os comandos podem ser acessados somente por gestos, tanto na vertical como horizontal, por esta razão, não é necessário botões em um aparelho equipado com o Ubuntu.

O Ubuntu também deixa conteúdos e serviços como tema principal, deixando os aplicativos em segundo plano. De acordo com a Canonical, a característica faz com que os usuários se envolvam mais com o conteúdo multimídia e também outras atividades do aparelho.

Os aparelhos equipados com o Ubuntu OS deverão começar a ser comercializados a partir do terceiro trimestre do ano através dos sites das fabricantes e também pelo site Ubuntu.com.