Você já deve ter ouvido falar em impressoras 3D não é mesmo? Também que elas podem imprimir armas, mas você sabia que elas podem imprimir objetos menos destrutivos e úteis, como um fígado humano ou uma casa, por exemplo?

A impressão em 3D veio para revolucionar o mundo, e trazer à realidade algumas ideias geniais, o útil, o inútil e até algumas bizarrices, veja a seguir algumas delas:

Nem sabe do que estamos falando? Então veja o artigo: Tudo o que você precisa saber sobre uma impressora 3D

Partes do corpo humano

Uma empresa americana, com sede em San Diego, Califórnia, que é especializada em desenvolver materiais biológicos impressos em 3D, já está imprimindo tecidos hepáticos humanos que funcionam plenamente. A empresa, Organovo, acredita um dia ser capaz usar este tecido para criar um órgão que funcione normalmente dentro do corpo humano.


Um rim impresso em 3DOs órgãos externos também já estão sendo impressos por aí. Pesquisadores da Universidade de Cornell, estado de Nova York, utilizaram recentemente uma impressora 3D para criar uma orelha humana que pode ser implantada, normalmente, em um ser humano.

Próteses para pessoas e até animais

Uma equipe de médicos da Universidade Biomédica de Hasselt, na Bélgica, implantou numa paciente de 83 uma mandíbula artificial. Ela voltou a respirar, falar e mastigar normalmente apenas um dia depois do implante. O implante da mandíbula artificial está orçado em quase R$ 24 mil na Bélgica.

Á uma empresa em San Francisco, California, chamada de Bespoke Innovations, ela produz próteses em 3D customizadas. O produto final da um toque especial à prótese, e uma alegria a mais para quem perdeu um membro, como a perna.


Prótese para um atleta

A companhia de impressão 3D NovaCopy, criou a prótese de um pé para um pato. O pato nasceu em um laboratório com a pata virada, que precisou ser amputada.

Carne

A empresa americana Modern Meadow esta querendo que você mesmo imprima seu jantar. A empresa está aperfeiçoando seus métodos de impressão para que uma impressora 3D seja possível imprimir carne comestível. Usando essa tecnologia de bioimpressão, a Modern Meadow pretende reduzir os impactos ambientais que estão associados à criação, abate e transporte de animais.


Carne impressa

Ossos de Dinossauros

Cientistas da Universidade de Drexel, na Filadélfia, desenvolveram uma forma de imprimir esqueletos pré-históricos em tamanho reduzido. Eles conseguiram criar vários projetos baseando-se em exames de ossos reais de dinossauros.


Osso de dinossauro As impressões são extremamente realistas. Faltam poucos ossos para os cientistas completarem o esqueleto do dinossauro.

Estatuas

Se os cientistas da Universidade de Drexel conseguem imprimir ossos de dinossauros extintos, por que não imprimir estatuas de grandes personalidades mortas? E exatamente nisso que cientistas da Universidade de Loughborough trabalham: criar uma estatua de grandes nomes.


Estatua de Rei Ricardo III

Entre eles estão às pessoas que foram tragas de volta à vida, estão o Rei Ricardo III (rei da Inglaterra morto em 1485) e o Rei Tut (jovem faraó que foi mumificado em 1.323 a. C.).

Carros

A companhia Kor Ecologic, atualmente trabalha em um protótipo de carro impresso. Chamado de Urbee 2, o carro projetado é leve, barato e altamente eficiente. Toda estrutura do veículo são feitas de plático impresso. Enquanro somente o motor e o chassi são feitos de metal.


Urbee 2

O carro tem capacidade para duas pessoas e leva cerca de 3 meses para ser construído. Pesando somente 550 quilos, o Urbee 2 devo usar 37 litros de etanol em uma viagem que atravessa os Estado Unidos (de Nova York à São Francisco). Segundo os engenheiros responsáveis pelo projeto o veículo é "o carro mais ecológico de todos os tempos".

Casas

O professor da Universidade do Sul da California e pesquisador da NASA, Behrokh Khoshnevis estuda estruturas 3D para morarmos na Lua! O seu estudo também abrange casa impressas em 3D, aqui mesmo na Terra.


Modelo de impressão de casas

O modelo de impressão chamado de "Counter Carfting" é capaz de imprimir casas de 230 m² em apenas 24 horas. Como o projeto é criado no computador, é possível criar cada casa de um bairro diferente e em muito menos tempo e com mais segurança que os métodos normais.

Chocolate

O engenheiro mecânico Anjan Contractor, em parceria com a NASA, trabalha na construção de uma impressora 3D que possa imprimir comida. A NASA investiu cerca de 125 mil dólares no projeto. Se o projeto der certo uma impressora 3D será enviada ao espaço para imprimir comida para os astronautas.


No futuro até chocolates poderão ser impressos

Anjan fez alguns testes e conseguiu imprimir chocolate! O próximo passo será imprimir uma pizza. A pizza terá uma cobertura de proteínas, isso garante que não falte nenhuma fonte de nutriente nos alimentos.

Roupas

Com tantas áreas sendo beneficiadas pela impressão 3D, num futuro talvez não tenhamos nem mesmo guarda-roupas, somente um impressora 3D. Basta você fazer o download do projeto pela internet e imprimí-lo.


Criada pelo designer Jiri Evenhuis

A peça de roupa acima foi criada pelo designer Jiri Evenhuis, utilizando um programa que mapeia o corpo humano e imprimi peças de roupas sem a necessidade de linhas ou agulhas.

Decoração

A decoração também será uma área que será muito beneficiado com a impressão 3D. Basta ter criatividade e saber usar um programa de modelagem 3D para criar objetos de decoração.

Confira algumas fotos de objetos de decoração impressos em 3D. Veja:

[galeria]68[/galeria]

Para você qual o futuro da impressão 3D? Deixe seu comentário!