É impossível não perceber que a tecnologia caminha para tempos onde investimos mais em tecnologia vestível (wearable) do que nos velhos computadores de mesa. Isto não significa que as empresas desistiram de atualizar e buscar novas/potentes ferramentas para criar hardwares e softwares, entretanto, até as empresas mais tradicionais neste mercado estão adaptando-se às tendências. Uma prova desta adaptação é o anúncio feito ontem pela Intel, tradicional produtora de processadores para computadores, durante a CES 2014. Veja as outras publicações sobre a Consumer Electronic Show 2014.

Na pessoa de Brian Krzanich, CEO da Intel, a empresa norte-americana apresentou o "Edison", um microcomputador, com incrível tamanho de um cartão SD - aqueles de câmeras fotográficas digitais e outros aparelhos. Este pequeno aparelho é baseado na tecnologia "Quark" e tem configurações de processamento equivalentes a um finado Pentium Quad-core; ele foi criado para ser usado em roupas e outros gadgets inteligentes que já são produzidos e também em todo tipo de eletrodomésticos e equipamentos que vão fazer parte do nosso dia-a-dia. 

Na apresentação, Brian demonstrou o Edison acoplado a um macacão para bebês; juntamente com a roupinha, diversos sensores medem a temperatura corporal, sensações de fome, sensações de frio e sono, por exemplo. As informações captadas pelos sensores são passadas para o Edison, que encarrega-se de transmiti-las para onde o aparelho estiver instalado (um dos exemplos utilizados foi uma caneca de café), caso tenha alterações, a caneca muda de cor. 

Fones de ouvido, Smartwhatch e Headset

Além do Edison, a Intel encarregou-se de apresentar uma nova versão de fones de ouvido cuja alimentação elétrica servirá também para alimentar o monitor cardíaco, que não precisa mais ser colocado ao peito; um sensor fica responsável por medir a frequência cardíaca através dos fones. Lembrando que os fones devem ser conectados ao smartphone.

Um Headset apresentado pela Intel possui até um assistente pessoal semelhante a Siri da Apple, na Intel ele se chama Jarvis. Já o smartwhatch apresentado pela companhia, não precisa andar sincronizado com aparelhos celulares, além disto, o dispositivo possui uma funcionalidade chamada de Geo Fencing, que pode auxiliar os pais na hora de monitorar o caminho dos filhos para a escola ou para casa.

A CES 2014 segue até a sexta-feira, em Las Vegas. Você pode clicar e seguir a seção especial da CES 2014 aqui no Oficina da Net, então você recebe por e-mail todas as novas postagens sobre o assunto.