Conforme noticiamos na semana passada, os usuários do serviço de e-mail do Yahoo! não estavam nada satisfeitos com os problemas que estavam enfrentando. Para se desculpar, Marissa Mayer, a presidente da companhia, emitiu um comunicado oficial explicando as causas do problema.

Conforme anúncio, uma falha afetou o sistema de armazenamento de acabava impedindo a entrega de mensagens criando assim, uma grande fila. Inicialmente a companhia imagina que o problema seria facilmente resolvido, por esta razão os engenheiros do Yahoo! acreditavam que em algumas horas o serviço voltaria ao normal. Porém, no outro dia, a equipe percebeu que o problema era mais complexo.

"O problema era particularmente raro, e a resolução do problema variou para cada conta de usuário, já que elas foram impactadas de maneiras diferentes. Alguns dos usuários afetados não foram capazes de acessar suas contas, e viam mensagem ‘manutenção programada’, algo confuso e incorreto", explica Marissa Mayer. 

O Yahoo! disse que irá contatar os usuários afetados e orientar sobre os detalhes dos problemas. A companhia garante que todos os e-mails trocados durante a última semana já foram entregues e que o data center está em pleno funcionamento.

Mesmo assim, o Yahoo! admite que o incidente causou muitos transtornos aos usuários.  "Nós vamos trabalhar duro em melhorias para evitar problemas como este no futuro. Apesar do nosso tempo de atividade geral ser bem acima de 99,9%, mesmo após esse incidente, nós realmente deixamos você na mão essa semana", disse a nota.

De acordo com estimativas, 2,8 milhões de usuários foram afetados, ou seja, 1% do total. Tanto as contas acessadas somente via web, quanto as usadas via IMAP em serviços de e-mails de terceiros, como Outlook e Apple Mail apresentaram problemas.