Todos os dias, um incontável número de informações e noticias, são jogados aos usuários, onde o mercado de trabalho pede um funcionário atualizado. Com isso veio à necessidade de um aparelho inteligente e de uso simples. Essa facilidade consequentemente atrai um público além dos adolescentes.

Uma simples imagem resume isso. O papa em 2005 no Brasil, e em 2013.

Aplicativos mobile são softwares utilizados  para funções específicas em dispositivos como smartphones e tablets. Estão disponíveis através de plataformas de distribuição que são normalmente operadas pelo proprietário do sistema operacional. Sendo alguns  aplicativos gratuitos,  e outros  pagos. Os aplicativos são destinados  à facilitar o desempenho de atividades práticas do usuário e também divertimento.
Tendo como caracteristicas:
-  Serviços: Aplicações úteis para resolver problemas e aumentar a produtividade em mobilidade como consultas, previsões, mapas, operações em tempo real, entre outros.
-  Informações: Acesso a conteúdos diversos em mobillidade como endereços, telefones, promoções, produtos.
-  Comunicação: Interação com outras pessoas através de e-mail e redes sociais.
-  Entretenimento: Uso destinado à diversão como os jogos.

Aplicativos mobile são softwares utilizados para funções específicas em dispositivos como smartphones e tablets. Estão disponíveis através de plataformas de distribuição que são normalmente operadas pelo proprietário do sistema operacional. Sendo alguns aplicativos gratuitos, e outros pagos.

Os aplicativos são destinados à facilitar o desempenho de atividades práticas do usuário e também divertimento. Tendo como caracteristicas:

  • Serviços: Aplicações úteis para resolver problemas e aumentar a produtividade em mobilidade como consultas, previsões, mapas, operações em tempo real, entre outros.
  • Informações: Acesso a conteúdos diversos em mobillidade como endereços, telefones, promoções, produtos.
  • Comunicação: Interação com outras pessoas através de e-mail e redes sociais.
  • Entretenimento: Uso destinado à diversão como os jogos.

O foco é: quem ingressa na área de desenvolvimento para mobile, tende a ganhar, e bem.

Mas o grande segredo é resolver um problema, seja seu, seja dos outros, porque se você tem um problema diante de tantas pessoas no mundo, com certeza, outras terão esse mesmo problema. Como exemplo de aplicativo que fez sucesso, temos o Mandic magiC, com ele é possível obter senhas e nomes de redes Wi-Fi em cybercafés, restaurantes, shoppings e lojas de conveniência da sua cidade. Esta situação acontece frequentemente conosco, ir a algum lugar, precisar usar o Wi-fi, mas sentir vergonha em pedir a senha, mesmo sendo totalmente livre a internet para clientes, um empecilio constante é ter que pedir a senha.

Você cria o aplicativo que funciona como uma espécie de rede social, onde, cada usuário que souber a senha de um determinado restaurante, compartilha esta senha no app, então outras pessoas fazem isso, todos ajudando-se mutuamente. O problema é resolvido, e ainda consegue ficar rico! Claro que não é bem assim, mas pode ser. Outro exemplo ainda mais famoso é o Waze, um app israelense de GPS, onde os usuários podem identificar novos pardais, blitz, desvios de caminho e muito mais. O sucesso foi tanto que o Google desenbolsou 1,3 Billhão de dólares pelo app e ainda manteve toda a equipe de desenvolvedores e funcionários na ativa. Não é um futuro promissor?

Desde que o desenvolvedor saiba de programação, e tenha conhecimento de uma linguagem onde é usada para o desenvolvimento mobile, basta criar o projeto e por em prática. É importante não desistir, parece óbvio, mas é exatamente assim, o primeiro, segundo, terceiro jogo ou app pode não dar certo, mas o conhecimento é adquirido, não é um tempo jogado fora.

Alguns truques:

  • Lançar o jogo próximo aos fins de semana onde ganha destaque nos lançamentos e as pessoas após chegarem do trabalho e aula, decidem relaxar jogando algo.
  • Importante focar que cobrar para android não funciona muito, então se ganha inserindo banners ao código.
  • Escolher bem o sistema para desenvolver, pois não haverá lucro ao lançar para um sistema onde entrou em desuso.
  • Aproveite da internet, não use apenas para ver o que seus amigos fazem. Está cheio de cursos que ensinam lógica, desenvolvimento para android, linguagens específicas e não é necessário gastar muito. Muitos vídeos são gratuitos, e os de melhor qualidade pagos, não são caros, vale o custo benefício. O mercado precisa, há muitas vagas. 
  • Escolha bem a linguagem, procure o custo benéfico, pense no futuro, de início pode parecer mais lucrativo para um sistema, mas futuramente as coisas podem mudar, é importante ficar sempre ligado nisso. Os negócios mudam.
  • Não se prenda a uma linguagem apenas. Como disse anteriormente as coisas mudam, sempre e a linguagem que você sabia pode não valer tanto quanto antes. Saber um pouco de tudo é necessário.

As expectativas de crescimento são ótimas, tendo em vista uma penetração de 30% de smartphones até 2014. Veja o gráfico:


Imagem: Mobilepedia

Vai ficar de fora?

E para enfatizar e incentivar, pesquise por vagas no desenvolvimento de aplicativos e jogos, e verá muitas oportunidades. E nos outros artigos, nós vamos falar de tudo o que você precisa fazer para criar um app mobile, burocracias e requisitos a seguir. Até lá.