O avanço tecnológico dos celulares é um fato impressionante, nem mesmo o visionário Steve Jobs poderia imaginar um avanço como o que vem acontecendo, empresas já bem conhecidas no ramo da tecnologia como, Google, Apple, Microsoft e Samsung vem investindo muito fortemente nesta área que se já é promissora e quer chegar ainda mais longe.

O Google vem se destacando muito após a criação do Sistema Operacional Android que está presente na grande maioria dos smartphones, ele ganhou destaque após conseguir parceria com várias montadoras de aparelhos celulares, grandes empresas como, Motorola, LG, Samsung, entre outras. Todas essas empresas o adotaram como Sistema Operacional em vários aparelhos.

O Android é muito criticado em relação a fluidez do sistema, ele é considerado um Sistema Operacional "pesado", mas o número de aplicativos para esse sistema é surpreendente, o custo de aparelhos que dispõem desse sistema são baixos, talvez também por isso ele seja mais utilizado. Recentemente o Google comprou a Motorola e lançou dois aparelhos oriundos desta parceria, o Moto X e o Moto G.


A Apple como sempre desde a criação do iPhone se destaca em relação a telefonia móvel, claro, ela foi a pioneira no desenvolvimento de novas tecnologias para o avanço dos novos e modernos celulares. Atualmente a Apple utiliza como Sistema Operacional o iOS um sistema que vem ganhando destaque pela sua rapidez, mas que vem acarretado com algumas críticas em relação ao número de aplicativos grátis disponibilizados para o seu Sistema Operacional. Em consequência disso o iOS ocupa o 2º lugar no ranking dos mais utilizados. Vale lembrar que a Apple produz smartphones com materiais de maior qualidade, o que acarreta um acrescimo considerável nos preços.

A Microsoft, vem na lanterna com o Windows Phone. Após a Nokia investir todas as suas "cartas" em seu SO, acabou sendo vendida para a Microsoft. A empresa pretende investir muito no desenvolvimento de seu sistema, a crítica sobre o Windows Phone se compara em alguns aspectos ao iOS, já que muitos usuários criticam a pouca variedade de aplicativos existentes em sua loja e também o seu design inovador que teima em não agradar a todos. Vale lembrar a empresa HTC também produz smartphones equipados com WP8.

A Samsung, por sua vez, se tornou uma das empresas que mais faturam no mundo graças ao desenvolvimento de seus aparelhos celulares, hoje eles ganham destaque sendo considerados os melhores aparelhos da atualidade, seu Hardware é impressionante, e seu Software dispensa comentários já que os aparelhos utilizam o próprio Android. Hoje ela se tornou a empresa que mais fabrica celulares no mundo inteiro. Além disto, a empresa sul-coreana prepara para lançar seu próprio sistema operacional, o Tizen. Os rumores indicam que a próxima versão da familia Galaxy S(5) deve vir acompanhada do SO, que traz muitas novidades. A Samsung quer "abolir" o Android de seus aparelhos, na verdade quer apenas substituir o robô pelo gênio sul-coreano.

Com essa briga todos temos a ganhar, já que todas as empresas estão investindo muito, fazendo com que a concorrência seja enorme e assim proporcionando smartphones com tecnologia avançada e com preço mais em conta. E você, faz uso de qual marca e qual sistema operacional? Trocaria seu aparelho pelo de uma marca concorrente? Deixe seu comentário.