Edições de vídeo e acréscimo de funcionalidades e efeitos em um conjunto de imagens têm sido tarefas cada vez mais buscadas pelos usuários para diversas finalidades, como apresentações escolares e exposições de âmbito profissional, por exemplo. Estes buscam, portanto, um software que lhes ofereça tudo isso e muito mais, de forma acessível e prática. O After Effects, como um dos complementos Adobe, disponibiliza estas e tantas outras funções, retratando a grande evolução no que tange ao processo de edição de vídeos, tornando-os mais flexíveis.

Como tudo começou


After Efects Logo

Criado originalmente pela CoSA em 1993, na cidade de Providence, EUA, teve o seu primeiro lançamento pela Adobe somente na sua versão 3.0, no ano de 1995. O After Effects (AE), juntamente com o Premiere (Pr), Encore (Em) e Photoshop (Ps), integra a solução Adobe para criação de vídeo digital. Este se apresenta como um software de composição e finalização de vídeo.

Confundido muitas vezes com o Premiere, devido a estas funções de criação e edição, o AE, como a própria tradução do nome já remete, é utilizado para retoques e acabamentos finais, como criação de vinhetas, efeitos especiais, inserir elementos gráficos, animações diversas, manipulação de cores, entre tantas outras possibilidades.

O que ele faz de bom?

A pós-produção de um filme, vídeo ou animação proporcionada pelo After Effects é realizado através de um sistema de timeline, onde se pode trabalhar com diversos elementos em uma determinada cena ou tomada, obtendo resultados mais apurados possíveis. Além disso, permite uma ampla variedade de controles para ajuste de posição 2D e 3D, ajustes unitário de elementos específicos, o que não pode ser feito de maneira tão prática no Premiere. Apesar de possibilitar a criação própria de imagens, este é geralmente utilizado por materiais provindos de outros softwares de criação, somente para realizar configurações e animações finais.


Layout After Efects

Com o decorrer de suas versões, o AE vem ganhando mais praticidades e melhoras em suas funcionalidades. Suas últimas novidades consistem em uma super conexão com a nuvem, através do Cretative Cloud da Adobe, possibilitando sincronizar configurações em todas as máquinas que tenhas acesso, com Mac OSX ou Windows. Além disso, passou a disponibilizar uma forma de compartilhar seu trabalho com outros usuários diretamente do programa, não necessitando mais a extrassão do arquivo em uma versão prévia do seu projeto, para depois enviá-la.

Outro grande diferencial que tens frente aos demais softwares com esta finalidade é a questão da sua compatibilidade, pois segue com os avanços do cinema em geral. Nele é possível criar efeitos compatíveis com telas das mais variadas resoluções, desde as mais simplórias até as mais modernas, como o 4K. Como se não bastasse, dispõe de funções para manejo de som.

No que refere-se a instalação desta sua 12ª edição, o AE traz mais uma inovação, pois seu download é realizado de forma mais rápida e facilitada, tudo através do aplicativo Cretative Cloud. Este apresenta, em lista de aplicativos, todos os programas adobe para que possam ser baixados, evitando maior disperdício de tempo.

O After Effects apresenta-se, contudo, como uma das melhores ferramentas para edição e ajuste de filmes, vídeos e animações. Mesmo seguindo certa padronização e layout dos demais softwares Adobe, se você não tiver alguns conhecimentos de funções e configurações não conseguirás realizar muitas ações no programa. Contudo, se quiseres conhecer as últimas novidades em criação 3D e efeitos cinematográficos, vale a pena testá-la, pois é uma das plataformas mais completas neste ramo. Hey, não esqueça de seguir a seção de After Efects e acompanhar cada nova postagem, é só clicar AQUI.