A compra de produtos através de lojas virtuais está sendo a opção mais escolhida pela maioria dos consumidores por ser uma atividade prática, rápida, onde tudo pode ser realizado no conforte de suas residências. Em contrapartida a esta grande demanda, surgiram inúmeras novas lojas virtuais oferecendo produtos diferentes e a baixos preços e condições de pagamento facilitadas. Porém, isto acabou se tornando, em muitos casos, uma armadilha para os consumidores, que se iludem com estas falsas promessas.

Temos, atualmente, contato com lojas de todo o mundo através da internet, onde dispomos de uma vasta quantia de produtos e formas de pagamento. Contudo, existe uma série de cuidados, simples, diga-se de passagem, que poderão evitar a dor de cabeça causada por negociações mal concluídas e deficitárias. Veja abaixo algumas dicas essenciais para uma compra segura e garantida nestas lojas virtuais.

  • Busque por lojas conhecidas - lojas onde amigos ou parentes já tenham efetuado a compra de um produto é uma boa alternativa, pois assim você já consegue ter uma noção do processo de negociação e entrega dos produtos;
  • Desconfie de ofertas milagrosas - ofertas malucas, com preços extremamente baixos exigem atenção; existem ofertas deste estilo que são confiáveis, porém, há muitas que servem como forma de enganar os compradores;
  • Estabeleça contato com a empresa antes da compra - nos sites das lojas há sempre um número de contato, e-mail e, em alguns casos, endereço físico destas; este contato poderá lhe trazer maior confiabilidade e segurança.
  • Verifique a idoneidade da empresa - ver qual a situação da empresa em que irá efetuar a compra é de suma importância; este processo pode ser realizado de forma prática, através da colocação de dados da empresa, fornecidos em sua página, como CNPJ e razão social; confira-os no site da Receita Federal, a fim de conhecer sua situação. Se esta contiver "baixada", "cancelada" ou "inativa", desista da compra;
  • Leia a política de privacidade - fique atento as formas de pagamento, prazos de entrega e política de troca e devolução;
  • Salve e imprima os passos da compra - com estes dados impressos e salvos, comprovará a sua relação com o vendedor, auxiliando-o caso necessite efetuar alguma troca ou devolução.

Não se deve deixar levar pela praticidade e facilidade das ofertas e efetuar uma compra de modo impulsivo, sem antes pesquisar um pouco sobre a empresa, pois isto pode lhe acarretar em uma série de incômodos posteriores. Outra maneira de buscar informações sobre a confiabilidade e segurança da loja virtual desejada são sites reclamação, onde vários usuários relatam suas experiências de compra em diversas destas lojas. As práticas mais comuns cometidas pela empresa e alvo de reclamações dos consumidores, são, geralmente, questões como entrega dos produtos, relação pós venda de assistência e a não solução de problemas.

Quais são as lojas virtuais mais seguras para comprar?

O site PROTESTE, muito utilizado para reclamações de usuários, de forma gratuita, realiza testes de marcas e produtos, qualidade na prestação dos serviços, entre outros, avaliando-os. Em uma de suas análises e pesquisas, o site disponibilizou um ranking contendo 34 lojas analisadas mediante uma série de quesitos, como: informações empresariais, imagem e descrição dos produtos, termos e condições de contrato, direito de arrependimento, política de devolução e reembolso, classificação feita pelos usuários (através das conhecidas 5 estrelas), entre outros. Veja o Ranking abaixo:

  1. Americanas.com
  2. Casa&Video
  3. Casas Bahia
  4. Lojas Colombo
  5. Comprafacil.com
  6. Extra
  7. Kalunga
  8. Leader
  9. Lojasmm.com
  10. Mega Mamute
  11. Nagem
  12. Pontofrio.com
  13. Salfer
  14. Submarino
  15. Balão da Informática
  16. Ctis Digital
  17. Lojas Becker
  18. Fnac
  19. Gazin
  20. Girafa
  21. Insinuante
  22. Kabum!
  23. Magazine Luiza
  24. ManiaVirtual
  25. Shoptime
  26. eFácil
  27. Eletroshopping
  28. Fast Shop
  29. Ricardo Eletro
  30. Saraiva
  31. Walmart
  32. Commcenter
  33. Centrolar
  34. Poloar

Para que consigas realizar um compra segura, confiável e com boas garantias de entrega e qualidade de produtos, é necessário seguir algumas das dicas propostas, para assim evitar muitos impasses e incômodos. Com isso, chegamos a conclusão de que há, no mercado virtual atual, uma boa variedade de lojas de que podemos confiar e efetuar compras sem receios de problemas durante a negociação, basta o consumidor escolher a qual mais se identifica.