A primeira grande atualização do Windows 8 (a chamada de Windows 8.1) trouxe várias melhorias e novidades para o sistema. Mas as pequenas melhorias e recursos "escondidos" e novos é que são as melhores novidades do Windows 8.1. A Microsoft precisou liberar espaço para que o sistema não ficasse novamente pesado com as estas melhorias, e para isto, o que fizeram os engenheiros? Eliminaram alguns recursos auxiliares do seu antecessor, o Windows 8; Alguns dos itens que estão na lista a seguir são bem difíceis de usar, mas algum usuário pode sentir sua falta.

Confira uma seleção com as ferramentas e funcionalidades que sumiram:

1 - App de Mensagem

No Windows 8, havia um aplicativo chamado de Mensagem. Ele integrava todas as mensagens instantâneas  num só lugar. Este app era uma das principais novidades do Windows 8 e era orgulhosamente exibido em um bloco na  tela inicial. Não deu em outra, em menos de um ano após seu lançamento o app de mensagem foi removido do sistema.

A ideia é de promover o Skype como programa de comunicação. O Skype também está sendo integrado com o Xbox One e o Outlook.com

2 - Recuperação de arquivos (Win7)

Esta ferramenta é bastante útil. Ela permite que o usuário crie um "imagem do sistema", somente um arquivo que contenha cópias exatas de tudo o que está no disco rígido do PC. É realmente um backup completo, dos arquivos do Windows e também dos seus arquivos.

Esta ferramenta, na verdade, só mudou de nome. Agora ela se chama Backup da imagem do Sistema. Ela fica localizado no Painel de Controle > Sistema e Segurança > Histórico de Arquivos e no canto inferior esquerdo da janela você verá essa opção.

3 - Índice de experiência do Windows

O índice de experiência do Windows era um ranking elaborado pela Microsoft que dava uma nota para a performance do seu computador. A Microsoft nunca divulgou exatamente quais os critérios eram usados para indicar esse índice, o que o deixava bem artificial, por isso, esse índice nunca foi um sucesso.

As notas no Windows Vista, por exemplo, era possível atingir no máximo 5.9 pontos. O valor, no Windows 7, foi aumentado para 7.9.

4 - Excesso de apps na tela Iniciar

Por padrão, no Windows 8, todos os aplicativos e programas instalados recebiam automaticamente um bloco na tela Iniciar, fazendo com que a tela Iniciar ficasse bem cheia, bagunçada e feia. Com a atualização para o Windows 8.1 isso mudou: você precisa acessar a tela de aplicativos encontrar o programa e fixá-lo manualmente na tela Iniciar.

Isso é uma novidade muito boa já que muitos programas, em sua versão para o desktop, instalam vários atalhos na tela, gerando uma grande quantidade atalhos inúteis.

5 - Bibliotecas

O Windows Explorer costumava trazer consigo, deste o Windows 7, atalhos para bibliotecas de documentos, músicas, imagens e vídeos, mas elas não são exibidas no Windows 8.1, entretanto, você pode optar por exibi-las.

Para trazer te volta o atalho para a biblioteca basta clicar em Exibir > Painel de navegação > Mostrar Bibliotecas.

6 - Meu Computador

Este é outro item que não foi removido, mas o clássico Meu Computador sumiu no Windows 8.1. Ele simplesmente teve o nome alterado (na versão do SO em inglês) para Este PC, já na versão em português a Microsoft manteve o nome.

Essa atitude foi um pouco estranha, porém, justificada pela Microsoft como um modo de integrar a visão unificada que a Microsoft quer dar para seus produtos.

7 - App Fotos sem suporte ao Facebook e Flickr

A nova versão do aplicativo Fotos que veio junto com o Windows 8.1 trouxe um grande mudança: não há mais suporte para redes sociais como o Facebook e Flickr. A opção de unificação das fotos sempre foi justificada pela Microsoft, já que a ideia original do app era garantir que o usuário tivesse acesso a estes serviços já com o lançamento do Windows 8, porque não existia um app dedicado a elas.

Com a atualização do Windows 8 para 8.1 e a popularização do SO, o sistema ganhou mais apps e pode remover o suporte aos serviços de terceiros incentivando as empresas a criar seus próprios aplicativos. O Facebook, por exemplo, já tem o seu app.

8 - Programa SkyDrive

O Windows 8.1 removeu o aplicativo do SkyDrive que sincronizava os arquivos locais com os arquivos na nuvem. Isso ocorreu porque com a atualização do SO a integração com o SkyDrive passa a ser "embutida" junto ao Windows, muitos recursos do SkyDrive estão disponíveis como nativo do Windows 8.1.

O SO 8.1 usa links para os arquivos salvos na nuvem, porém isso não significa que eles estão também estão salvos no computador. Para garantir que existem copias em seu disco rígido, basta clicar com o botão direito do mouse e selecionar a opção "Tornar disponível offline" no menu que se abrirá.


E você já atualizou seu Windows para a versão 8.1? Usuários que possuem uma versão original do Windows 8, podem fazer o upgrade gratuito. E você que já o fez, o que está achando dela? Deixe seu comentário!