Os gráficos, com o passar dos tempos, tornaram-se uma ferramenta visual que visa melhorar e facilitar a leitura e interpretação de dados e informações. Estes passaram a ser usados, então, como forma de simplificá-las, tornando documentos menos extensos e maçantes. O modo mais conhecido para a criação destes gráficos é programas como Excel, ou o próprio Word; porém, o usuário necessita dispor destes instalados na máquina para acessá-los.

Hoje temos a disposição na internet uma boa variedade de sites e até mesmo aplicativos para download que possibilitam esta criação de forma rápida, eficaz e gratuita. Ao optar pelo formato, estilo de gráfico que desejas fazer, deves analisar quais informações vão ser dispostas nele, vendo qual modelo possibilitará a leitura dos dados de formas mais fácil e acessível; chegarás, assim, a melhor opção. Veja abaixo 5 sites excelentes usados na criação de belos gráficos, aos quais dispõe de diversas ferramentas de edição.

Online Chart Tool

Este belíssimo site, considerado um dos mais completos, trás inúmeras ferramentas e formatos de gráficos, como: pizza, linha, radar, ponteiro, área, entre outros. No que tange ou design dos gráficos, este site possui uma extensa lista de opções, como escolha da direção do gráfico (vertical, horizontal, soft, horizontal e vertical empilhados), forma 2D ou 3D, cor, transparência, enfim, opções de formatação que variam de um gráfico para outro. Após escolhido o formato de gráfico e suas configurações básicas, é o momento de adicionar os dados ao mesmo, escolher a quantidade de itens e grupos, cor dos marcadores, além de uma boa variedade de fontes para as palavras e informações. Um de seus principais diferenciais consiste nos seus métodos de armazenamento dos gráficos, onde dispõe de alternativas para download em diversos formatos de imagens; além de salvá-lo online para editá-lo posteriormente, armazená-lo no Twitter, Facebook ou Google Plus.

Pictovia

Apesar de ser mais simples e compacto, é quase todo em português, sendo mais prático para quem ainda não está adaptado com sites estrangeiros. Apesar de não possuir tantas formas de formatação dos gráficos, este site apresenta uma grande variedade de opções (como gráficos de diagrama circular, circular 3D, polar, histograma agrupado, barras, curvas, entre outros). A alocação dos dados é feita de maneira fácil e rápida, devido ao fato do quadro de edição destas estar pré-montado. Após elencadas as informações, o usuário poderá escolher a cor dos marcadores e o modo de salvá-lo, dispondo de opções como salvar em formato de imagem, PDF ou compartilhá-lo em redes sociais (neste último caso, necessita cadastro no site, realizado de forma gratuita).

MathCracker

O MathCracker apresenta uma vasta quantia de recursos de ajuda em problemas de matemática, auxiliando seus usuários e transcrevendo os resultados diretamente para gráficos. Devido a este diferencial matemático, este site é procurado geralmente por estudantes, pois continuamente está a lançar novos tutoriais e novas ferramentas de cálculos e operações. No lado esquerdo da home page deste, o usuário dispõe de operações como equações SOLVER, conversões métricas, ferramentas de gráficos de pizza, regressão linear e probabilidade normal, além de uma boa quantidade de problemas resolvidos e tutoriais. Ao escolher a operação desejada, lhe é mostrado a fórmula e, abaixo desta, os campos com cada incógnita para ser editado com os valores do problema; basta confirmar e será retornado o resultado já montado junto ao gráfico.

JS Charts 3.0 

Consiste em um site mais completo, parte do Jumpeye Components, possuindo, além de uma versão gratuita (para download ou edição online) com vários modelos de gráficos, uma versão paga com ampla gama de funcionalidades adicionais. Com 30 templates em seu editor online, divididos entre gráficos de pizza, linha e barras, possui uma imensa lista com opções de cores para os marcadores e boa variedade de configuração para os dados adicionados a ela. Porém, além do site ter como idioma principal o Inglês, suas configurações e formas de alocação dos dados são consideradas um tanto quanto complexas, pois são dividas em opções codificadas.

Rich Chart Live 

O Rich Chart Live é, de longe, dentre os sites aqui citados, o mais interativo e divertido de se trabalhar. Além dos formatos clássicos de gráficos, conta com formatos de rosca e pizza, trabalhando simultaneamente, de modo a facilitar a compreensão dos dados. O seu grande diferencial consiste na colocação de belos layouts em seus gráficos e, como se não fosse o bastante, adicionar animações a apresentação do projeto, tornando-o atrativo e propondo interação com o usuário. Ao começar um novo projeto gratuito, basta colocar o seu endereço de e-mail e soltar a criatividade optando dentre os inúmeros modos e formas de edição disponíveis. Após o término da criação, o usuário pode optar por modos de arquivamento como documento Power Point, projeto Chart, enviar a um blog ou salvar como documento Flash.

Com o conhecimento destes sites de criação, você não fica dependente da instalação de softwares específicos para esta tarefa. Estas opções, portanto, lhe possibilitam boas escolhas de formatos, configurações e maneira distintas de criação, deixando ao usuário o poder de escolha por qual se adéqua e se identifica mais.