As Smart Tvs da LG Eletronics estão coletando hábitos televisivos dos usuários sem autorização. Todas as informações estão sendo enviadas para os servidores da empresa. A LG confirmou o comportamento de seus aparelhos e disse que irá liberar uma atualização de firmware para corrigir o problema.

De acordo com um desenvolvedor de software do Reino Unido, a sua Smart TV estava compartilhando informações sobre os canais que estava assistindo através de uma opção denominada "coletar informações de assistir", que é ativada por padrão.

DoctorBeet, pseudônimo do desenvolvedor, disse que mesmo após desativar a opção a TV continuou agindo da mesma forma, ou seja, coletando dados.  Ele relatou ainda que após ver os anúncios na tela inicial da sua TV, começou a procurar a origem da propaganda. No site da LG, o relator anônimo disse que encontrou um vídeo que apontava a capacidade da empresa de analisar os programas favoritos dos usuários.

Na página que havia a informação (http://us.lgsmartad.com/), que agora  aparece como "O serviço está em manutenção", continha os dizeres: "LG Smart AD fornece a poderosa ferramenta de marketing para atingir o público-alvo por meio de múltiplos dispositivos de entretenimento doméstico inteligentes, tais como LG Smart TVs, Blu-ray Disc e Smart Upgrader em mais de 120 nações. Alvo sofisticado: Traga anúncios certos para o público-alvo certo usando dados demográficos, geográficos, de dispositivo, conteúdo e preferência do usuário."

A LG, por sua vez, confirmou a prática de coleta de informações através de seus televisores, porém, negou que os dados fossem pessoais ou mesmo que os utilizava para propaganda direcionada.

"A LG não se envolve - e nunca se envolveu - com propaganda direcionada utilizando as informações coletadas de proprietários de Smart TVs LG", disse a empresa em um comunicado enviado na última sexta-feira (23), por e-mail. "Informações como canal, plataforma de TV, fonte de transmissão, etc, que são coletadas por certas Smart TVs da LG não são informações pessoais, mas informações sobre o ato de assistir. Esta informação é coletada para oferecer recomendações para os telespectadores com base no que outros donos de TVs LG inteligentes estão assistindo."

"Uma atualização de firmware está sendo preparada para lançamento imediato e irá corrigir este problema em todas as Smart TVs afetadas. Quando esse recurso estiver desativado, nenhum dado será transmitido", disse a LG.

A fabricante também confirmou que alguns dados estavam sendo enviados de volta para a empresa como parte de um recurso planejado que envolvia busca por metadados relacionados a esses arquivos de mídia na Internet "a fim de oferecer uma melhor experiência de visualização."

"Esse recurso, no entanto, nunca foi totalmente implementado e nenhum dado pessoal foi recolhidos ou retidos", disse a empresa. "Com a atualização do firmware, esse recurso também será removido das Smart TVs afetadas."

"A LG lamenta quaisquer preocupações que esses relatórios possam ter causado e continuará a esforçar-se para atender às expectativas de todos os nossos clientes e do público", disse a LG.

Por fim, a LG disse que com a atualização qualquer confusão será eliminada.