Arquivos PDF, como todos sabem, são documentos distintos dos produzidos em outros programas de edição de textos, como Word, por exemplo, pois não podem ser editados após salvos. Salvar documento de texto em formato PDF passou a ser, portanto, uma ótima alternativa para que se mantenha a integridade física do arquivo. Porém, como faço para unir vários arquivos PDF em um documento só? Ocorrerão modificações nos meus arquivos ao serem unidos? Este artigo tem como objetivo responder esta e outras dúvidas em relação a esta tarefa.

Muitas vezes nos deparamos com um amontoado de arquivos sobre o mesmo assunto, ou de área afins, que acabam por ocupar espaço e, além disso, corremos o risco de perder alguns destes durante uma transferência, por exemplo. Por isso, chega-se conclusão que a melhor solução seria uní-los, afim de que todos eles estejam em um único documento, facilitando nosso trabalho. Primeiramente deve-se deixar claro que a unção dos arquivos não modificará absolutamente nenhum dos dados, nem sequer a numeração das páginas, que permanecerá a mesma.

Adolix Split and Merge PDF - Software

Então, para unirmos os arquivos PDF de forma prática, rápida e eficiente, utilizaremos um programa leve e sucinto, o Adolix Split & Merge PDF, que trás, além da função de unir documentos, a de dividí-los. Para que iniciamos o processo, instale o programa em sua máquina através do link download.

Acompanhe o processo de instalação:

A instalação é muito fácil, o link é direto e, você só precisa seguir as instruções. Depois de ter realizado a instalação, com o programa já aberto, modifique primeiramente o idioma do mesmo, alterando-o para Português - Brasil, como mostra a figura.

Agora, para facilitar seu trabalho, procure deixar os documentos a serem unidos salvos em uma única pasta para ter certeza de que serão todos enviados. Para uni-los é simples, vá na aba Unir do programa e clique no ícone 

 e procure por seus documentos na janela de envio que irá abrir.

Obs.: Para selecionar todos os arquivos de uma única vez, basta clicar sobre o primeiro e, com a tecla Shift pressionada, vá deslocando a marcação utilizando as setas indicadoras do teclado. Após, selecione Abrir.


Perceba que todos os arquivos selecionados estarão na lista. Veja que à direita da lista possuem chaves, onde poderás, caso queira, colocas senha nos documentos, tornando-os ainda mais seguros.

Com os ajustes feitos, basta selecionar Mixar arquivos! que os mesmos serão unidos.

Veja, portanto que o novo documento contendo todos os arquivos está na pasta de origem destes, nomeado por output (você poderá alterar o nome, caso seja do seu agrado). Ao abrí-lo, perceba que este agora contém todos os arquivos unidos em um único documento e, consequentemente, um número elevado de páginas.

Este programa, apesar de leve e fácil de usar, é de grande usabilidade, pois possibilita uma melhor organização de nossos arquivos. Ao uní-los, além de uma melhor disposição destes, podemos dar-lhes um nível maior de segurança, pois nos permite a colocação de senhas.

Small PDF - Online

Além do programa citado acima, para juntar vários arquivos PDF em um só lugar existe outro meio, e de forma totalmente gratuita. Chega de ter que baixar programas pesados, tudo pode ser feito de forma online. Através do Smallpdf, o usuário pode juntar de forma rápida e gratuita vários arquivos PDF em um só. Acesse o site.

Após entrar na página, clique no local indicado para selecionar os arquivos PDF que deseja unir.

Em seguida, espere o tempo determinado para a união.

Por fim, clique em "Baixar Arquivo Agora". Prontinho, você baixou os arquivos de forma fácil e rápida, e melhor, sem ter que baixar qualquer programa.

A vantagem é que você pode usar a ferramenta em qualquer computador, mesmo que não tenha um programa do gênero instalado.