O termo Startup e seus benefícios já estão espalhados por todos os cantos do mundo, tendo representado grande papel dentro de inúmeros novos empreendimentos e, até mesmo, em já existentes. Primeiramente, para que se obtenha sucesso neste processo e se atinja o objetivo final do empreendedor, deve-se começar pela criação de um bom projeto de consecução do seu negócio.

Atualmente pessoas com modelos de negócios e/ou produtos inovadores estão buscando programas de Startups com vista a atingir certo grau de segurança e rentabilidade, devido a sua fase inicial de incertezas para com o mercado que irá se inserir.

Nem sempre estas ideias de empreendimentos dão certo ou nem sempre estes empreendedores contam com o capital próprio suficiente para investir até o negócio se tornar viável, tendo que apelar para formas de financiamento e investimento. Estes impasses e obstáculos, na maioria dos casos, poderiam ser evitados caso houvesse um modelo, um projeto de negócio completo e de confiabilidade.

Veja aqui a 1ª chamada de 2013 contendo a lista com as Startups brasileiras aprovadas pelo Governo Federal!

Dicas para a concessão de um projeto

No caso de Startup, ter um projeto, um foco no segmento de mercado em que irá adentrar e uma visão de produtos, por exemplo, são questões que, se elencadas e pré-estabelecidas estrategicamente, poderão garantir o sucesso do empreendimento. Portanto, veja na relação abaixo dicas que poderão auxiliá-lo e orientá-lo na criação do projeto inicial de seu negócio.

Pense grande

Ainda mais quando se trata de negócios de cunho tecnológico, ter um pensamento, uma visão global pode fazer toda a diferença. Há empresas que possuem o foco no mercado interno como uma ação estratégica. Porém, se esta oferece algo de solução universal, ter o mundo como campo de atuação lhe trará muitas vantagens e benefícios, como atração de potenciais investidores, já que os fundos de Venture Capital preocupam-se com o potencial real de crescimento do empreendimento. Estes investidores, por sua vez, geralmente têm como alvos empreendedores convictos e apaixonados pelo seu negócio e que tenham, é claro, uma visão global deste.

Analise as duas faces da moeda

Uma estratégia importante antes de retirar o projeto do papel é analisar algumas possibilidades para com o seu lançamento e execução. Uma importante averiguação, no que se refere a isto, é o encaixe ou não do conceito original do empreendimento nas premissas de uma Startup, estando aberto a ouvir opiniões. Outro aspecto, quiçá um dos mais essenciais, é a análise da composição do mercado em que irá atuar, se este é amplo ou de nicho; a qual público alvo irá se direcionar; fatores que influenciam, e muito, o crescimento da empresa. Portanto, aconselha-se ter a percepção de seus potenciais concorrentes, se o que você oferece é fácil de ser reproduzido por estes, evitando uma série de surpresas indesejadas, como o risco de invasão no seu espaço, por exemplo. Por isso, a nova Startup jamais deve ter receio em empregar boas doses de inovação.

Observe a demanda de mercado

Antes de ser concedido um projeto de criação de uma Startup, deve ser observado o que o mercado esta buscado, qual a deficiência encontrada no mesmo; o oferecimento de soluções para as pessoas é, com certeza, um ótimo ponto de referência para a construção do projeto. Além disso, é necessário que se estude a possibilidade de crescimento do ramo escolhido. Para isso, ao contrário do que muitos pensam, não há necessidade de caríssimas pesquisar de mercado para analisar a viabilidade do produto, basta fazer uso de sistemas de softwares muito utilizado pelas Startups hoje em dia, como o Customer Development (CD) por exemplo, onde se lança uma versão de teste do produto para os próprios usuários avaliarem, apontando suas falhas.

Estude

Para gerir um bom negócio, não basta apenas abri-lo e administrá-lo de acordo com sua intuição, é necessário uma série de conhecimentos de gestão, a fim de evitar a exposição da empresa a riscos desnecessários. Na era tecnológica a qual nos encontramos, e com o uso da internet cada vez mais acessível, o ato de estar desinformado e não possuir se quer noções básicas de administração, finanças e marketing, tornou-se uma questão de desinteresse e preguiça por parte do empreendedor. Neste ramo de novos negócios e suas informações, mercados de atuação e apoio, o SEBRAE é uma ótima alternativa, pois lá se tem acesso à vários especialistas no assunto, prontos para dar assistência e dicas aos iniciantes, tudo de forma gratuita.

Busque parcerias

Um negócio, muitas vezes, pode ser melhor concebido e viabilizado quando se tem parcerias. Estas parcerias podem ser encontradas através de diversos meios, o mais usado e eficiente para se conseguir colaboradores para suas ideias são as feiras voltadas à inovação e eventos de tecnologia, onde contam com a presença de empresários bem sucedidos em busca de novos projetos para investir. Há alguns anos, o país conta com inúmeras iniciativas voltadas a este fim, como a Campus Party, campeonatos de startups e startups meetups. Exitem, também, escritórios compartilhados de co-working e incubadoras, onde é possível encontrar diversas pessoas das mais diversas formações.

Tenha um bom Plano de Negócios

Após ter conhecimento do seu mercado, compreender seu público, validar suas ideias e ter as ferramentas de gestão necessárias, chega o momento de estabelecer um bom plano de negócio, onde este servirá de modelo base para a execução do projeto. Porém, há especialista que afirmam que estabelecer um plano de negócios pode, de certa forma, restringir a atuação da Startup, ao passo que esta precisa sempre estar aberta a inovações e frequentes mudanças, sendo veloz e flexível. No entanto, a criação deste plano detalhado não necessita servir como uma restrição, uma barreira de atuação, e sim funcionar como um instrumento de autoconhecimento.

Esteja sempre antenado

Manter-se sempre antenado com as oscilações do mercado e do público ao qual a Startup se dedica é um fator de suma importância para a sua sobrevivência e evolução. Devida a grande velocidade e flexibilidade, marcas deste ambiente, formam um cenário competitivo onde se exige agilidade do empreendedor para que consigas coordenar e corrigir os rumos do seu negócio toda vez que este se encontra diante de um impasse de mercado. Isto, portanto, será o que irá definir a capacidade e o quão longe a empresa pode chegar. Outro fator que deve ser focado, se não o mais importante, é a questão da inovação, onde o empreendedor deve sempre estar disposto a mudar.

Contudo, as Startups estão sendo o alvo de uma ampla gama de grandes investidores que buscam incessantemente por novas fontes de lucro e obtenção de resultados. A criação de um projeto, com bom nível abrangência e disposição de funcionalidades inovadoras e inexistentes até então, tornará seu negócio atraente aos olhos destes investidores, ganhará espaço no mercado e, consequentemente, lhe será mais rentável.