Quando falamos em sistemas operacionais, Android e iOS são os primeiros a serem lembrados, principalmente pelo grande número de aplicativos que oferecem. Porém, a realidade deverá mudar a partir do próximo ano. De acordo com um levantamento feito pela Strategy Analytics Developer Survey, a diferença atual entre a diversidade de aplicativos dos sistemas operacionais deverá mudar.

A pesquisa ocorreu em setembro deste ano e reuniu cerca de 1.600 desenvolvedores, que foram questionados sobre qual plataforma estavam planejando focar em 2014. A pesquisa revelou, para a surpresa de todos, que 32% dos entrevistados responderam "Windows Phone". No ano passado, ao serem questionados sobre o mesmo assunto, somente a metade do número atual forneceu a mesma resposta.

Conforme o gráfico que foi divulgado pela pesquisa, o Android ainda é o preferido entre os desenvolvedores. Na segunda posição aparece o iOS, da Apple.

O resultado da pesquisa é animador tanto para a Microsoft quanto para os seus usuários. Um fato que confirma o crescimento do sistema operacional é lançamento do aplicativo do Instagram para Windows Phone.