Nesta sexta-feira (22) a operadora Oi anunciou o início da operação de sua rede de Internet móvel de quarta geração (4G) em São Paulo. A inciativa acontece seis meses após as suas principais concorrentes.

Em um comunicado a Oi disse que a partir de hoje os clientes já podem contratar os planos 4G em lojas próprias e também em algumas franquias. O valor inicial é de R$ 59 mensais.

"Estamos há dois meses fazendo tudo para afinar o 4G em São Paulo, porque se trata de um público extremamente exigente. Agora atingimos a qualidade que desejávamos", disse à Reuters Roberto Guenzburger, diretor de produtos móveis da Oi.

Nesta sexta-feira a Oi também inicia a oferta de 4G em Curitiba. A companhia já oferece o serviço para clientes de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador.

Mesmo tendo lançado a rede 4G após as suas concorrentes, a Oi está adiantada em relação ao cronograma estipulado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que estabelece o atendimento de, no mínimo, 50% de cobertura do 4G em São Paulo, até 31 de dezembro.

"Trata-se de uma tecnologia não tão popular como o 3G, tanto em custo do aparelho como do serviço", disse Guenzburger. "Não é uma tecnologia que vai se massificar nos próximos meses, pega mais o topo da pirâmide", disse, sem dar estimativas de crescimento da base de clientes da Oi com a chegada do 4G em São Paulo.