O executivo David Ebersman, no final de outubro, revelou que a rede social estava registrando uma queda de uso entre os mais jovens. O público desta faixa etária está optando cada vez mais por aplicativos mais atuais, como o WhatsApp, por exemplo.

Uma das razões para a aparente mudança entre os adolescentes é a busca por privacidade. O Facebook se tornou muito popular, frequentado agora também por pais, professores e até avôs.

O Instagram, na crescente busca por plataformas mais restritas pelos jovens, foi a primeira alternativa de uso. Percebendo a migração, o Facebook logo adquiriu o serviço.

A vez agora é dos comunicadores instantâneos, como o WhatsApp e o Snapchat, que a cada dia recebem mais utilizadores jovens. O primeiro deles oferece a troca de mensagens instantâneas através de um smartphone. Também é possível enviar fotos, vídeos e gravações de voz.

Já no Snapchat, as mensagens, fotos e vídeos enviados são automaticamente deletados. Percebendo mais uma vez que os jovens estavam em busca de maior interação, porém, com privacidade, o Facebook tentou comprar o aplicativo, mas sem sucesso.