O aplicativo TinCan, recentemente disponibilizado na PlayStore, permite que os usuários possam trocar mensagens sem o uso de internet ou mesmo de sinal de celular.

Um diferencial do TinCan é que as mensagens só podem ser envidas às pessoas que estejam próximas. O sistema utiliza o Wi-Fi dos smartphones, conectando um ao outro usando apenas o receptor dos aparelhos.

Além de simples, o aplicativo também é divertido. O usuário pode enviar mensagens para todos que estão na área de alcance de uma única vez,  como uma espécie de Twitter off-line. O conteúdo pode passar de telefone para telefone, como um viral.

De acordo com o desenvolvedor do aplicativo, Mark Katakowski, em uma entrevista ao DailyDot, a ideia é que as pessoas possam manter contanto em diferentes situações em que não haja internet ou sinal de celular, como por exemplo, em catástrofes.

O idealizador do TinCan também disse que está ciente dos riscos que o app pode apresentar, como a propagação de vírus e também outras ameaças. Por esta razão ele acredita que a Apple não irá disponibilizar o aplicativo na App Store tão cedo.

Este aplicativo está disponível apenas para Android, mas em pouco tempo deverá receber uma versão também para Windows Phone.