Cientistas japoneses desenvolveram um robô muito veloz que joga joquempô, também conhecido como pedra-papel-tesoura. De tão rápido, sempre vence os humanos.

Janken, como foi batizado o robozinho, é uma versão mais rápida de outro robô que havia sido exibido pela Universidade de Tóquio em junho do ano passado.

O atual robô apresenta a escolha feita praticamente ao mesmo tempo do que a mão de uma pessoa.

O robô não faz uso da previsão, mas sim utiliza reconhecimento e reação em alta velocidade.  Ele leva apenas um milissegundo (um milésimo de segundo) para reconhecer qual a forma que a mão humana escolheu, com isso, ele opta pela forma vencedora e reage em uma velocidade extrema, quase ao mesmo tempo.

"Estes robôs são realmente rápidos na reação, mas há cenários em que até mesmo um atraso de apenas um milissegundo não é aceitável, como na prevenção de acidentes ou mercados de ações virtuais", disse à BBC Sethu Vijayakumar, professor de robótica da Universidade de Edimburgo, na Escócia.

"Nestes casos, precisamos combinar a reação em alta velocidade com a previsão em alta velocidade, usando teoria de jogos e padrões de comportamento", acrescentou.

Os pesquisadores do Laboratório Ishikawa Oky, que faz parte da Universidade de Tóquio, são especializados em várias tecnologias, incluindo o chamado "sensor de fusão", que tem como objetivo replicar e melhorar os sentidos humanos utilizando robôs inteligentes de alta velocidade.

Veja o vídeo: