Em pleno século XXI, onde já se tem um grande contato com a cibernética e a robotização, estamos, cada vez mais, imersos neste meio tecnológico. Esta Evolução, por assim dizer, envolve desde os primórdios até, principalmente, os dias de hoje, onde, em relação ao passado, este aumentou seu ritmo gradativamente. Segundo Damásio (2007:45), a tecnologia pode ser entendida como sendo a soma de um dispositivo, das suas aplicações, contextos sociais de uso e arranjos sociais e organizacionais que se constituem em seu torno. Outros autores não se limitam ao conceito da tecnologia como extensão da atividade humana e integram o que Licklider (2001) definiu como sendo uma simbiose entre o homem e a máquina, em que a segunda funciona como elemento cooperante e ativo durante os procedimentos de raciocínio dos sujeitos.

Para que se entenda melhor, vamos usar tecnologia como sendo, de maneira geral, todas as criações feitas pelo homem para ampliar sua atuação no planeta e simplificar o modo de vida, abrangendo, por exemplo, desde simplórias ferramentas até complexos aparelhos para exploração do universo. Portanto, este processo se iniciou desde que o homem surgiu neste mundo. Começando pelo ato de caçar para sobreviver e a descoberta do fogo, as evoluções vêm sendo constantes, passo a passo, sempre surgindo de modo a suprir estas necessidades sentidas pela população.

Processo de Evolução Tecnológica

Remetendo-nos ao mundo da informática e das telecomunicações, seus processos de evolução se deram a partir da Segunda Guerra Mundial, com as descobertas em eletrônica, como o primeiro computador e o transistor, fonte da microeletrônica, que passou a ser o verdadeiro cerne da Evolução Tecnológica da Informação no século XX. Porém, somente em meados dos anos 70 é que estas tecnologias passaram a difundir-se amplamente.

Desde a difusão dos primeiros computadores pessoais (PCs) pela Apple e IBM, em 1981, houve um salto muito grande em termos de tecnologia e utilidade destas máquinas, caracterizadas, já na década de 1990, pela versatilidade extraordinária de transformar o processamento e armazenamento de dados centralizados em um sistema compartilhado e interativo de computadores em rede. A partir de então, este processo, por sua vez, veio só a se desenvolver e disseminar-se em praticamente todas as áreas de atuação.

Processo de Evolução Tecnológica

No que tange a saúde e bem estar da população, a tecnologia também possui uma ampla participação com os avanços computacionais. A implementação das conhecidas ressonâncias magnéticas, exames de raios-X, ultrassonografias, vierem de modo a sanar as necessidades e dificuldades encontradas no combate e descobrimento de doenças até então desconhecidas. Isto mostra, portanto, que, na grande maioria dos casos, estes avanços em desenvolvimento, evolução, surgem quando há uma percepção de deficiência das tecnologias disponíveis no momento.

Diante de todos os recursos dispostos hoje, como a completa interação com computadores, televisões, acesso a informações e compartilhamentos mundiais através da internet; acesso portátil e instantâneo destas informações com os iPads, iPhones; enfim, em um momento acabamos por nos perguntar: "É possível evoluir ainda mais tecnologicamente?" e "A que passo estamos em relação à tecnologia utilizada no restante do mundo?"

No que diz respeito a evolução, ainda temos muito o que evoluir, pois, ao mesmo tempo que estamos consideravelmente abastecidos de boas tecnologias, há questões que estamos praticamente "engatinhando", como por exemplo, doenças incuráveis, genética e física quântica, que estão longe de serem respondidas. Também há a questão da sustentabilidade. Apesar de se ter encontrado novos recursos, ainda necessita-se buscar novas formas de melhorar a qualidade de vida da população.

Já, perante o restante do mundo, o Brasil não se encontra em uma situação tão desfavorável, todavia, tem muito a evoluir. De acordo com um estudo sobre disseminação tecnológica, "Apesar de os países de renda alta dominarem a lista, vários novos fatores apresentaram melhora em seus resultados e capacidade de inovação". Ressaltando, assim, que o Brasil, na medida do possível, possúi um posição considerável em relação ao restante do mundo.

Processo de Evolução Tecnológica

Enfim, percebe-se a extrema importância da evolução tecnológica no decorrer da história da humanidade e na concepção de mudo que possuímos hoje. Como mencionado, a tecnologia surgiu de modo a facilitar a resolução de necessidades enfrentadas pelas pessoas, provando a veracidade da conhecida expressão de que a necessidade é a "mãe da tecnologia". Há, também, evoluções/criações que surgem de modo a inovar e nos dar uma nova visão e formas e realizarmos as coisas. Reflita.