A Samsung terá que desembolsar uma multa no valor de US$ 340 mil (cerca de R$ 750 mil) por pagar pessoas para elogiar os seus produtos e fazer comentários negativos sobre concorrentes.

O assunto veio à tona em abril este ano, quando a Comissão de Comércio de Taiwan (FTC na sigla em inglês) começou uma investigação após receber denúncias sobre tais pagamentos.

A FTC, em sua investigação, concluiu que a Samsung usou "um grande número de redatores contratados e funcionários designados" para fazer as postagens em fóruns de Taiwan.

O site Business Insider cita ainda que a ação da companhia envolveu duas empresas de marketing. Cada uma delas teria sido multada em IS$ 100 mil. As agências pagas teriam ainda outras funções como "desinfetar notícias negativas sobre aparelhos da Samsung".

De acordo com o The Verge, esse tipo de prática de marketing recebe o nome de "astroturfing". O The Verge disse também que a empresa taiwanesa HTC foi prejudicada. No relatório, a FTC não cita o nome de nenhuma fabricante, apenas limita-se em dizer que a Samsung pagou usuários para "destacassem deficiências dos produtos concorrentes".