Astrônomos ucranianos divulgaram a descoberta de um asteroide com 432 metros de diâmetro. De acordo com os especialistas, o objeto poderá colidir com a Terra em 2032.

O asteroide, chamado de 2013-TV135, foi descoberto há poucos dias pela equipe do Observatório de Astrofísica da Criméia, na Ucrânia. Ele passou perto do nosso planeta há um mês e seguiu em direção a Júpiter.

De acordo com um artigo publicado pela Agência Espacial Americana (NASA), o asteroide deverá se aproximar da Terra novamente daqui a 19 anos e a probabilidade de se chocar com planeta é de apenas 1 em 63 mil.

Considerando que a descoberta ainda é muito recente, não há ainda certeza sobre os dados. "É uma descoberta nova. Com mais observações, espero que possamos reduzir ou até eliminar a probabilidade de impacto num futuro visível", diz Don Yeomans, gerente do programa de monitoramento de objetos próximos à Terra da NASA. 

Aos mais preocupados, Yeomans inverte o cálculo da probabilidade.  "Dizendo de outra forma, a probabilidade de não haver choque em 2032 é de 99,998%".

No entanto, caso o asteroide venha se chocar mesmo com a Terra seria devastador. A energia liberada seria equivalente a 2.500 milhões de toneladas de TNT.