A Microsoft liberou na manhã desta quinta-feira (17) a atualização do seu sistema operacional para o Brasil. O lançamento do Windows 8.1 estava previsto para acontecer somente na sexta-feira (18), porém, em decorrência do fuso horário, acabou sendo adiantado para o país, disse a Microsoft.

Os usuários do Windows 8 poderão fazer o download gratuitamente na Windows Store ou acessando o site da Microsoft. Para os novos usuários, o preço sugerido para a versão mais simples é de R$ 410. A versão Pro sai por R$ 700.

Diferentemente do seu antecessor, o Windows 8.1 será vendido na versão completa e poderá ser instalado em qualquer computador, independente do sistema operacional que está sendo adotado. Vale lembrar que a versão 8 do sistema chegou ao mercado em formato de atualização, ou seja, ficava restrito a máquinas que já contavam com o sistema operacional da empresa.

Priscila Alves, gerente geral para Windows na Microsoft Brasil, disse que o lançamento do Windows 8.1 acontecendo apenas após um ano da chegada da versão 8 faz parte de uma "jornada de atualizar o Windows com mais frequência".

De acordo ainda com Priscila, o Windows 8 continuará sendo vendido nas lojas, mesmo com a chegada da nova versão. Porém, o estoque do 8 será limitado.

O sistema operacional estará disponível para tablets das fabricantes Acer, Asus, Dell, HP e Megaware. Ainda não há data para a chegada do tablet Surface da Microsoft para o Brasil. Novos modelos de notebooks e também tablets devem estar disponíveis nas lojas nos próximos 45 dias, disse também a gerente.

Então você já sabe: Acesse este link e baixe a atualização. Mas lembre-se de fazer backup de seus dados por precaução.