Em 2013 o maior site de buscas do mundo, o Google, completa 15 anos de existência, onde hoje ele conta com mais de 60 trilhões de endereços de internet em seus registros de buscas, número esse muito superior aos 26 milhões no ano de seu lançamento, em 1998.

Esses dados que repassamos agora, foram apresentados ontem, quarta-feira, 25 de setembro, em São Paulo. De acordo com esses dados, o Google analisa 20 bilhões de páginas todos os dias, chegando a mais ou menos 35 mil pesquisas por segundo, sendo que 15% destas buscas, nunca foram realizadas anteriormente.

Só no ano passado, ou seja, em 2012, a empresa mudou o serviço de buscas 665 vezes, o que da em média, duas mudanças diárias e o mais curioso, grande parte deste serviço é feito aqui no Brasil, mais propriamente dito em Belo Horizonte - Minas Gerais, onde funciona um dos principais centros de engenharia do Google, mas a sede administrativa brasileira fica na capital paulista, São Paulo.

Conforme o site de buscas, esse número de 665 alterações de serviço parecer um número bastante alto, mas de acordo com a companhia, esse número poderia ser bem maior, pois milhares de ideias surgem a cada instante. Para Bruno Augusto Vivas e Pôssas, um dos engenheiros do Google, essas alterações são feitas para aproximar esses números mais próximos da realidade regional de quem busca. Pôssas ainda indica que há algumas restrições, onde ele declara dizendo o seguinte: "A gente não realiza nenhum tipo de intervenção manual nos algoritmos de ranqueamento".

Pôssas disse ainda que o centro de Minas Gerais é o grande responsável pela segunda maior mudança já realizada pelo Google e por cinco das trinta mais importantes do site, mas sem informar quais foram essas modificações.

Com isso tudo, o Google completa neste ano 15 anos, prestando grandes serviços a quem precisa procurar alguma coisa via internet.