Nesta última segunda-feira, 23 de setembro, o Google comemorou cinco anos do seu sistema operacional móvel "Android". O sistema operacional do Google hoje equipa cerca de 80% dos smartphones do mercado mundial e de longe lembra a sua primeira edição lançada em 2008, onde equipava o chamado T-Mobile G1 da HTC.

Em seus primeiros anos, o sistema operacional Android parecia um bicho de sete cabeças, estranho e principalmente diferente do que existia no mercado; era o Google entrando no mundo dos smartphones, um ano após a chegada do então badalado iPhone da Apple, um aparelho grande, com tela de toque resistiva e que mais se parecia com um computador do que com um celular. Hoje em dia, o sistema operacional Android é bem diferente do que seus dois ou três primeiros anos; o sistema ganhou várias versões, todas elas um "doce", onde a primeira versão foi denominada de "Cupcake 1.5", passando por "Donut 1.6", "Eclair 2.0 e 2.1", "Froyo 2.2", "Gingerbread 2.3", "Honeycomb 3.0", "Ice Cream Sandwich 4.0", "Jelly Bean 4.1, 4.2 e 4.3" até a mais recente versão denominada de "Android KitKat".

A HTC ainda hoje continua parceira com Google e foi essa união que abriu novos caminhos para que o sistema operacional Android chegasse a outras marcas, como a Samsung que aderiu ao sistema operacional do maior site de buscas do mundo, com vários lançamentos de aparelhos e muito similares entre si, mas com várias opções de configuração.

Além da HTC e a Samsung, outras companhias se juntaram a ideia, bem como a LG e Motorola, que repaginou sua gama de celulares com a linha Droid/Milestone e mais tarde com a linha Razr.

O Android foi um dos grandes responsáveis pela queda da Nokia no topo de fabricantes de celulares, mostrando a todos que um dispositivo móvel - smartphone com vários recursos interessantes, não precisava custar um caminhão de dinheiro para chegar às mãos dos consumidores.

Hoje em dia, o sistema operacional Android não está restringido apenas a smartphones e já vem ocupando há algum tempo o seu lugar em tablets, relógios, câmeras fotográficas, som de carros e até mesmo está presente em alguns eletrodomésticos como geladeiras.

Com isso na verdade quem merece os parabéns, somos nós consumidores, que podemos escolher entre várias opções de aparelhos nos dias de hoje e não ficarmos presos a uma ou duas opções de produtos.