A atual tecnologia empregada nos smartphones e outros dispositivos móveis tornam tais aparelhos o sonho de consumo da maioria da população. Porém, o que poucos sabem que mesmo os recentes lançamentos já estão obsoletos para a indústria. Isso mesmo, o que é topo de linha para nós, as fabricantes já são conhecedoras a muito tempo e ainda, neste estágio, as próximas gerações são estão sendo pensadas, até mesmo testadas.

Levando em consideração que em menos de um ano a tecnologia empregada em um aparelho já é considerada "velha", o designer Dave Hakkens, muito conhecido por criar vídeos sobre máquinas com capacidade de trabalhar, por exemplo, apenas usando a força do vento para extrair óleo de nozes, lançou ao mundo uma ideia revolucionária, ou seja, um smartphone montável. Com isso,  trocando apenas alguns componentes o aparelho poderia ficar sempre moderno.

"Geralmente jogamos fora o aparelho todo quando apenas uma das peças estraga", diz Hakkens. O designer cita ainda a quantidade de lixo acumulado em decorrência do descarte deste tipo de material no mundo. "E nossos celulares são uma das principais causas", critica Hakkens.

Com esse pensamento o designer criou o chamado Phonebloks, um smartphone totalmente montável, que pode ter suas várias peças integrantes, como baterias, processador e memória trocada conforme a necessidade de modernização.

"Se você é um amante da fotografia, por que não otimizar suas lentes? Ou se todos os seus dados ficam armazenados em nuvem, por que não embutir no aparelho uma bateria maior?", sugere Hakkens

Hakkens, em seu site, solicita ao mundo que as fabricantes precisam conhecer o seu trabalho, ou melhor, a sua sugestão. "Mostre a eles [indústria] que há interesse pelo dispositivo [Phonebloks]".

Para conhecer melhor o trabalho do designer, você pode acessar e link abaixo:

www.phonebloks.com/

Caso não consiga acessar o site,  tente novamente. Vale notar que divido ao grande número de visitantes a página pode ficar indisponível.

Você também poderá ver o vídeo através do YouTube: