Quem possui um smartphone adora colocar em seu aparelho diversos vídeos, músicas, fotos, imagens e aplicativos. Entretanto, colocar todos esses arquivos no seu dispositivo pode ser complicado principalmente se você não tiver espaço no telefone.

Em todo caso, existem alguns passos que fazem uma limpeza no seu dispositivo e ajudam a liberar mais espaço na memória do seu Android. Confira algumas dicas:

Consumo de memória

Antes de liberar o espaço no seu smartphone Android é preciso verificar quais aplicativos, fotos, ou vídeos que consomem a sua memória. Para isso existe app com essa função, exemplos são: SanDisk Memory Zone, DiskUsage e Storage Analyser. Estes aplicativos ajudam a visualizar e organizar sua memória.

É possível também verificar através do acesso as configurações do seu Android. Acesse o menu Configurações, em seguida selecione Armazenamento e veja as informações e dados presentes do seu aparelho.

Desinstalação

Depois de verificar os aplicativos existentes, avalie se há aplicativos que o usuário não utiliza, uma vez identificado um app que não é utilizado pelo usuário, o ideal é desinstalar esse arquivos.

Se você encontrou um aplicativo que não usa, acesse a opção Aplicações no menu de Configurações de seu aparelho. Encontre o aplicativo e opte por Desinstalar.

Como aumentar a memória do seu Android

Mover arquivos para cartão de memória

Se o seu smartphone tiver uma versão do Android anterior à 4.0 Ice Cream Sandwich, basta entrar no menu Configurações e tocar na aba Aplicações e selecionar a opção Mover para o cartão SD.

Observação: Os Androids antigos possuem a opção de mover o aplicativo para o cartão de memória.

Como aumentar a memória do seu Android

Android recentes

A versão moderna só pode ser feita através dos aparelhos que tenha feito o root, porém nós conseguimos realizar esta operação de outro modo. Conecte seu telefone ao computador e copie os apps do dispositivo, em seguida cole os na pasta do cartão de memória.

Limpar dados do cache

Estes dados de cache ajudam a aumentar a velocidade do acesso às informações, dessa forma, o correto é excluir a memória cache de apps que não tem muito acesso. Para fazer esse procedimento, entre em Aplicações, no menu de Configurações, escolha apps e na janela do aplicativo aperte Limpar cache.

Como aumentar a memória do seu Android

Armazenar arquivos na nuvem

O telefone pessoal geralmente guarda diversas informações do usuário, assim é natural acumular arquivos em diversos locais, isto faz com que o aparelho ocupe boa parte de sua memória, uma alternativa a isso é fazer o backup na nuvem.

Como aumentar a memória do seu Android

Não sabe como fazê-lo? Acesse a Galeria do seu aparelho e escolha as fotos que gostaria de mover, em seguida você pode enviar ou compartilhar as imagens através de alguns serviços como Google Drive, Picasa, Dropbox ou Skydrive. Além disso, outra maneira é salvar os seus arquivos em seu computador para isso basta conectar o aparelho ao computador pelo cabo USB. Depois escolha opção "Importar imagens e vídeos", ou escolha os arquivos conforme seu gosto e faça a cópia para o seu computador.

Como aumentar a memória do seu Android

Através destes passos é possível deixar o seu aparelho com uma memória menos carregada, além de ter os seus arquivos todos salvos. Lembrando que se possível mantenha o Android sempre atualizado e cuide para não instalar malwares e apps maliciosos, eles retardam a "cabeça" do seu aparelho.

Confira o dicas de smartphones, blog do editor, lá tem bastante dicas para seu telefone.