Astrônomos brasileiros, juntamente com pesquisadores estrangeiros, encontram uma estrela muito semelhante ao Sol. A "irmã gêmea" do Sol está localizada na constelação de Capricórnio.

De acordo com os pesquisadores, a HIP 102152, como vem sendo chamada, é bem mais velha que o nosso conhecido Sol. A estrela possui a mesma composição química do Sol, como também a mesma massa. Ela está localizada a 250 anos-luz da Terra e, de acordo com os estudiosos, por ter os mesmos elementos químicos do Sol, também poderia formar planetas rochosos.

Ainda não foram identificados planetas gigantes gasosos ao redor da estrela, porém os cientistas não descartam a possibilidade de encontrar pequenos planetas como a Terra. Os cientistas, por enquanto, estão mais atentos no desenvolvimento da estrela.

"O que define a evolução de uma estrela é sua massa e sua composição química. A observação dessa estrela vai nos trazer pistas de como será o futuro da nossa, de como o Sol vai envelhecer", afirma o pesquisador Jorge Meléndez, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), da Universidade de São Paulo (USP), que liderou o trabalho.

"O Sol, com 4,6 bilhões de anos, está na metade da sua vida. Deve ter mais uns 5 bilhões de anos. Mas infelizmente nós astrônomos só o temos observado com telescópio há 400 anos (desde que Galileu Galilei fez as primeiras observações), o que torna impossível estudá-lo só com base nelas", diz o astrônomo.

"Por isso é importante encontrar gêmeos. Existem já outras estrelas candidatas, a primeira foi encontrada em 1997, mas essa é a mais velha, tem 8,2 bilhões de anos", conta.

A descoberta foi publicada na revista The Astrophysical Journal Letters. A observação foi feita a partir de observações no Very Large Telescope (VLT) do Observatório Europeu do Sul (ESO).