Um jovem do interior de São Paulo é um dos candidatos para a viagem sem volta a Marte. Ele faz parte dos 100 mil inscritos para o projeto da empresa holandesa Mars One, que está em busca de voluntários que desejam morar em Marte.

Para muitos, o jovem é maluco, os pais ainda não conseguiram entender a motivação do jovem estudante de engenharia mecânica Elieser da Silva, de 20 anos, para se inscrever para o projeto. No entanto, Silva está tão convicto da sua decisão que passa horas estudando sobre o Planeta Vermelho em frente ao computador. "A ideia de morar em Marte surgiu de pesquisas que fiz. Cheguei à conclusão de que nós somos limitados. Devemos evoluir diariamente. Uma forma de o ser humano evoluir é expandir. Por isso, sou um dos candidatos. Se for selecionado, irei com certeza", disse o jovem.

Silva não liga para a opinião de seus amigos, que acreditam que seu sonho seja utopia. "Teve um amigo meu que falou que eu precisava procurar um auxílio médico porque eu não estava normal. Não é todo dia que a gente fala algo assim. Mas acho que todo astronauta não é muito normal mesmo", brincou.

O jovem se diz preparado para enfrentar a vida fora da Terra, mesmo sabendo das possíveis dificuldades que possa enfrentar. "Espero dar o meu melhor se eu for para lá. São 100 mil inscrições para 24 vagas. Imagino que seja muito difícil, sofrido, mas vai ser proveitoso", disse.

Porém, fanático pelo seu time de futebol, o jovem lamenta não poder mais assistir aos jogos do Santos caso seja selecionado para a viagem. "Não vou ver mais o Santos ganhar do Corinthians, mas o amor pelo Peixe vai junto", comentou.

A iniciativa do projeto foi lançada em abril deste ano e qualquer pessoa com mais de 18 anos e inglês fluente pode se candidatar para morar em Marte. A Mars One selecionará 24 pessoas de diferentes países para fazer parte do projeto.

Estudante de SP é um dos voluntários para o Mars One

Os candidatos serão escolhidos através do currículo, carta de intenção e também vídeo previamente enviado. Após, os candidatos terão que enviar atestado médico e físico. Cada país ficará responsável por votar em seu candidato preferido e após os 24 serem escolhidos, todos passarão por um treinamento.

Os voluntários escolhidos para o projeto receberão uma passagem só de ida. A primeira viagem deverá acontecer no segundo semestre de 2022, com chegada prevista a Marte sete meses após, isto é, em 2023. A proposta da organização é a realização de uma espécie de reality show, em que serão exibidas todas as fases do treinamento até a viagem.

O site do projeto confirma ter recebido inscrições de mais de 120 países, incluindo o Brasil.