De acordo com o presidente da Anatel, João Resende, o Brasil hoje conta com cerca de um milhão de orelhões, onde a grande maioria deles não funcionam como deveriam; com isso a ideia é modernizar pelo menos 300 mil deste total, onde esses mesmos deverão passar a oferecer sinal Wi-Fi a população. Ainda de acordo com João Resende, outros 400 mil orelhões deverão ser desativados.

A previsão de funcionamento dos "orelhões Wi-Fi" será entre 2015 a 2016, sendo que neste mesmo período, a internet móvel com as tecnologias 3G e 4G estejam disponíveis em todos os municípios brasileiros.

Os prazos e metas reais serão definidos durante a elaboração do edital da faixa de 700 MHz, que será reservada ao 4G. Vale salientar que o leilão desta faixa deva ocorrer entre os meses de abril e maio do próximo ano de acordo com informações do próprio presidente da Anatel.

Hoje em dia, o sistema 4G opera no Brasil com frequência de 2,5GHz, que foi leiloada em 2012. O edital para a faixa de 700 MHz que ainda não foi elaborado, deverá antes passar por uma consulta pública e assim votado em dezembro deste ano. A meta da Anatel é para que todo o Brasil consiga ter o sinal 4G até 2019.