Lembra do telescópio Kepler lançado em 2009? Pois é, a sonda/telescópio, que tinha o objetivo maior de procurar planetas fora do nosso sistema solar será "abandonada" devido a constantes problemas em suas peças.

 O Kepler possui quatro rodas estabilizadoras, sensores compostos por giroscópios que dão a ela uma precisão muito grande na hora de observar os lugares explorados, sendo exatamente essa peça que vem a mais de um ano dando sérios problemas, onde já afetou outras partes da sonda em maio deste ano; com todos esses problemas a mesma parou de funcionar e assim os cientistas da NASA decidiram por não mais tentar recuperá-la e outra sonda já está sendo preparada para substituí-la.

Antes da NASA tomar essa decisão, muitos estudos e testes de recuperação da sonda foram realizados, mas os mesmo indicaram que não é possível oferecer estas garantias a Agência Espacial Norte Americana, embora a NASA admita ainda que a Kepler possa ser usada com outros objetivos.

O Kepler já está a serviço da NASA a mais de três anos e meio e em novembro do ano passado ela cumpriu uma de suas principais missões, onde ao longo deste tempo ela observou cerca de 150 mil estrelas e detectou mais de 3.500 candidatos a planetas extra-solares, onde deste montante, 135 já foram confirmados.

A principal missão da sonda/telescópio Kepler era a de observar em detalhes as estrelas e identificar pequenas variações em seu brilho, que podem ser provocadas pela passagem de possíveis planetas.

Mesmo antes da NASA "abandonar" a sonda/telescópio, ela já havia anunciado uma nova missão exploradora, denominada TESS que irá usar a mesma técnica de observação da Kepler, mas com tecnologia mais avançada.