Este livro irá auxiliar você a desenvolver sistemas rápidos e confiáveis com MySQL. Ele aborda com detalhes o funcionamento e apresenta técnicas avançadas para tornar seus sistemas robustos, seguros e confiáveis. Você aprenderá como desenvolver esquemas, índices, consultas e características para desempenho máximo. Ele traz também diversas dicas para turbinar o seu servidor MySQL, sistema operacional e hardware para atingir seu potencial mais completo.

Informações do Livro

  • Título: Alto Desempenho em MySQL
  • Autor: Schwartz, Zaitsev, Tkachenko, Zawod
  • Editora: Alta Books
  • ISBN: 2147483647
  • Ano: 2009
  • Páginas: 568
  • Acabamento: Brochura
  • Origem: Nacional
  • Formato: Médio
  • Resenha em: 03/05/2011

 

Capítulo 1: Explica em detalhes o funcionamento e organização da arquitetura do MySQL para que você possa desenvolver consultas que usam seus recursos eficientemente. Ele também deixará você familiarizado com fundamentos de um banco de dados relacional. Será útil caso esteja iniciando em MySQL e tenha conhecimento em outros sistemas de gerenciamento de banco de dados.

Capítulos 2, 3, 4 e 5: Estes tem como objetivo trazer material para ser utilizado como referência sempre que for utilizar o MySQL. Eles auxiliam na localização de gargalos, avaliação de desempenho, otimização e indexação de esquemas, otimização do desempenho de consultas e características avançadas do MySQL. Vão além do básico e mostram como características avançadas funcionam, como cache de consulta, stored procedures, triggers, conjuntos de caracteres e muito mais. Também apresentam exemplos de consultas escritas de diversas formas mostrando como o otimizador de consultas trabalha e o comportamento em cada caso, tipos de dados e design de tabelas. Provam que um esquema bem desenvolvido ajuda o MySQL a executar muito melhor.

Capítulos 6 e 7: São destinados ao ajuste da aplicação. Eles discutem como fazer alterações para melhorar o desempenho e tirar o melhor proveito do hardware, tanto para aplicações normais quanto de grande escala.

Capítulos 8, 9 e 10: Aqui é apresentado escalonamento, replicação e alta disponibilidade. Eles auxiliam você a ter uma base para tornar suas aplicações tão grandes quanto for necessário. Segundo os autores, uma aplicação que roda em backend MySQL de grande escala geralmente oferece oportunidades para otimização na própria aplicação.

Capítulos 11 e 12: Estes capítulos mostram como deixar suas aplicações mais confiáveis. No geral falam de tipos de backup e recuperação e apresentam assuntos para tornar o servidor mais seguro. As estratégias diminuem o tempo ocioso do sistema caso uma falha de hardware aconteça e garantem que os dados sobrevivam após falhas graves no servidor.

Capítulo 13 e 14: Nos últimos capítulos e apêndices do livro foram abordados como inspecionar seu servidor MySQL. Saber como obter informações de status a partir do servidor é importante, mas saber o que cada dado significa é ainda mais. Também são Apresentadas ferramentas para alto desempenho, como maatkit e innotop que lhe ajudarão a monitorar o que está acontecendo dentro do servidor de banco de dados e suas ferramentas de armazenamento. Os apêndices A, B, C e D explicam como transferir arquivos grandes, o comando EXPLAIN, o Sphinx com MySQL e depuração de bloqueios respectivamente.

Considerações

Sem dúvida este livro é fundamental no acervo de um desenvolvedor e gerente de banco de dados MySQL. Ele apresenta um nível avançado, então não recomendo para iniciantes, pois apresenta em detalhes as principais características deste SGDB e auxilia grandemente na otimização de desempenho de qualquer aplicação.

[relatorio]