De acordo com informações publicadas no site adrenaline.uol.com.br, a Anatel informou que todas as seis operadoras de banda fixa fiscalizadas pelo órgão cumpriram com as metas estabelecidas, onde as mesmas conseguiram entregar pelo menos 20% da velocidade contratada.

A Anatel esteve monitorando empresas como a Oi, GVT, CTBC, Net, Sercomtel e Vivo em quatro estados brasileiros: Minas Gerais, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, onde o critério usado pelo órgão era o de estabelecer que cada operadora fornecesse pelo menos 20% da banda contratada medida em um determinado momento de uso.

Além desta medição, a Anatel também avaliou a velocidade média, onde a exigência pede que cada empresa ofereça 60% da velocidade contratada em um determinado período e todas elas cumpriram com a tal meta.

Já a partir de novembro deste ano, a velocidade exigida passará de 60%, para 70% e a partir de novembro de 2014 a mesma passará para 80%. Quanto à velocidade instantânea, que hoje é de 20% no mínimo, passará a partir de novembro deste ano para 30% e no próximo ano para 40%.

Ainda dentro do cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel; os próximos estados a serem avaliados, serão os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Bahia, Sergipe e Alagoas e assim até o final de 2013, todo o Brasil deverá ter a caixa medidora para fornecer os dados a Anatel.