O Órgão regulador antitruste da União Europeia está interrogando as operadoras de telefonia móvel como também os fabricantes de aparelhos sobre os acordos firmados com o Google para utilização do Android.

Esta pode se tornar a segunda investigação da companhia, que já está sendo avaliada sobre a integração de seus serviços à ferramenta de busca.

A recente ação está sendo movida após várias reclamações, incluindo da Microsoft e da Nokia, à Comissão Europeia em abril de 2013. A acusação consiste em que o Google está utilizando o Android para direcionar o tráfego de dos aparelhos para a sua própria rede de buscas.

Deste modo, a Comissão questionou os fornecedores de telecomunicações e fabricantes de telefones se os acordos feitos com o Google "contêm cláusulas impedindo ou limitando o lançamento/distribuição de dispositivos não-Android".

"O Android é uma plataforma aberta que promove a competição. Os fabricantes de celulares, operadoras e consumidores podem decidir como usar o Android, incluindo aplicativos que eles querem usar", disse o porta-voz do Google, Al Verney.

Vale lembrar que o Android possui participação de mercado de 60%, enquanto a Apple de 19%, disse a consultoria Canalys.