O mundo está hoje muito mais antenado a produtividade. Trabalhar, produzir e analisar, são regras no mundo da produtividade. A oportunidade de usar sua casa como escritório incita a pessoa a trabalhar melhor, com mais conforto e gastar menos tempo de deslocamento.

O Censo 2012 feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que 30 milhões de brasileiros trabalham em casa, consolidando assim um movimento que começou com as empresas de tecnologia e hoje se alastra por outras áreas de atuação. As empresas de TI criaram um novo modelo de negócio.

E você trabalha, trabalhou ou trabalharia em casa? Conseguiria distinguir o período de trabalho do período de lazer?

Um pouco da minha história com Home Office

Para iniciar, vou contar um pouco da minha história e como eu trabalhei durante 2 anos em casa. Em 2009 resolvi abrir a Desenvolve Web, empresa que mantém e coordena o Oficina da Net que já existe desde 2005. Decidi que era melhor me dedicar ao site e fazer ele realmente crescer, torná-lo um negócio, hoje é o negócio da minha vida. A empolgação de trabalhar por conta, fazer e acontecer foi algo incrível. No início, trabalhando sozinho, não havia motivo algum para abrir um escritório na cidade onde moro, Santa Cruz do Sul/RS. A opção de trabalhar em casa me auxiliava bastante, tanto na redução de custos, deslocamento, conforto e justamente por trabalhar sozinho poderia fazer meu horário.

Para iniciar foi necessário criar uma estrutura mínima para que pudesse trabalhar confortável para que mantenha minha saúde em dia, principalmente no que diz respeito a postura, creio que uma mesa adequada, cadeira confortável são requisitos mínimos para trabalhar com TI, afinal você passa o dia inteiro sobre a mesa e a cadeira. Além deste material, precisava de um monitor, tinha meu notebook que era realmente bom na época em que iniciei, porém a tela era de 15 polegadas, então comprei um monitor de 21 polegadas e trabalhava com ambos os monitores ligados. Minha estrutura estava pronta. Gastei em torno de 480 reais na mesa, 460 na cadeira, 100 reais em um kit de teclado + mouse sem fio e mais uns 400 no monitor, no total foram gastos em torno de 1440 reais, fora meu notebook.

Em 2009 morávamos eu e minha esposa, ela trabalhando fora de casa, então era realmente bom trabalhar, sozinho em casa, longe de barulhos e desatenção, foi uma época muito produtiva. Acordava 10 minutos para às 8 horas da manhã trabalhava até 11h30, parava para fazer almoço, voltava 13h30 e permanecia até 18h00. Depois disto tinha mais uma pausa e voltava a trabalhar por mais uma ou duas horas.

Foco e noção de tempo

Minha visão sobre trabalhar em casa é que você pode ficar realmente focado no trabalho, sem ninguém para lhe interromper. O problema também pode ser este, a interação com outras pessoas ajuda no trabalho, conviver com outras pessoas é fundamental para não virarmos "bicho das cavernas" ou "bicho do mato" como chamamos aqui pelo sul.

Um empecilho era separar lazer de trabalho e trabalho de lazer. Saber quando deveria trabalhar e quando deveria parar. As vezes quando há mais pessoas na casa, elas não compreendem que você está trabalhando e "não está em casa".

home office

Outro problema é você perder a noção de tempo e trabalhar por tempo indeterminado sem sequer saber se cumpriu o horário que a pessoa própria definiu. Eu mesmo tinha este problema, de trabalhar sem saber que horas eram. Consegui resolver este problema depois de um mês, o que fiz foi definir no primeiro dia o que faria durante os dias da semana, ou seja, definia tarefas para cada dia da semana, quando eu terminava as tarefas do dia, também terminava o dia de trabalho para mim. Sempre definia tarefas que fossem hábeis de serem cumpridas no dia. Desta forma, poderia trabalhar no horário que melhor me cabia e realizar as tarefas do dia.

Depois de um ano, entrou o Juliano Maas para trabalhar comigo, como era um bom amigo, hoje meu sócio na empresa, veio trabalhar em minha casa, a partir de então tive que me regrar por horas de trabalho para que ele pudesse trabalhar em horário comercial. A interação entre nós era muito boa assim como a produtividade. Quando o meu apartamento ficou pequeno demais, decidimos alugar um escritório no centro da cidade e então que o home office se foi.

Por que trabalhar em casa?

Como mencionei na minha experiência, como empreendedor individual, o principal motivo para que eu trabalhasse em casa era diminuir despesas e por que não havia motivo para trabalhar sozinho em um escritório. Agora se você trabalha em uma empresa e pratica home office existem alguns bons motivos para tal:

  • Ficar um ou mais dias focado em um projeto que necessita de atenção especial;
  • Fugir do trânsito das grandes cidades;
  • Complementar um trabalho que não concluiu durante o dia;
  • Saúde: quando há problemas de saúde para evitar o contágio de outros colaboradores o home office é uma saída.
  • Para a empresa, um funcionário de home office reduz custos, tanto de material de escritório como de passagens e etc.

Creio estes serem os principais motivos para se trabalhar em casa. O foco é um bom motivo.

Requisitos mínimos para trabalhar em casa?

Também como citado na experiência que tive em trabalhar em casa, os requisitos necessários para quem trabalha constantemente são:

  • Um bom computador, com um monitor extra grande para evitar problemas de visão;
  • Uma mesa de tamanho adequado, não precisa ser grande, também não minúscula e não, a mesa de casa não vale;
  • Uma cadeira confortável que mantenha a postura ereta.
  • Ter um canto da casa separado dos principais cômodos de convivência;

Os requisitos para quem trabalha esporadicamente em casa são basicamente trazer em um notebook ou operar com arquivos nas nuvens. Neste caso a mesa de casa funciona.

Vantagens e desvantagens do trabalho em casa

Montamos uma tabela de comparativa entre o trabalho em casa e o trabalho no escritório:

Home office Office
Trânsito de casa-escritório, escritório-casa
Home Office o que é? e como diferenciar o Home do Office?
Home Office o que é? e como diferenciar o Home do Office?
Foco e interações
Home Office o que é? e como diferenciar o Home do Office?
Home Office o que é? e como diferenciar o Home do Office?
Interações entre pessoas
Home Office o que é? e como diferenciar o Home do Office?
Home Office o que é? e como diferenciar o Home do Office?
Reuniões pessoais
Home Office o que é? e como diferenciar o Home do Office?
Home Office o que é? e como diferenciar o Home do Office?
Horário de trabalho
Home Office o que é? e como diferenciar o Home do Office?
Home Office o que é? e como diferenciar o Home do Office?
Distração com colegas de trabalho
Home Office o que é? e como diferenciar o Home do Office?
Home Office o que é? e como diferenciar o Home do Office?

Quanto custa montar um home office?

Aqui em minha cidade gastei em torno de 4500 reais com tudo que comprei (em 2013), incluindo mesa, cadeira, notebook, teclado e mouse sem fio, monitor extra de 21 polegadas, cafeteira (muito necessária e você sabe disto), fones de ouvido com microfone, gosto de trabalhar com música, um telefone sem fio para atender a chamadas. Pena não ter mais fotos do meu antigo home office para postar, havia ficado organizado e bom de trabalhar. O custo é relativo, você pode gastar menos que isto, eu economizei bastante com minhas compras, mas pode ser gasto bem mais com mais móveis e etc. Meu espaço era reduzido.

Depoimentos de quem trabalha ou trabalhou em home office

Conseguimos alguns depoimentos de pessoas que trabalham ou já trabalharam em casa, foi muito interessante ver os relatos deles, confira:

Glicério de Melo Corvizzi:

"Moro sozinho, no trabalho home office não existe paradas para a piada, o café, o cigarro e muitas vezes influências pelo companheiro de trabalho quando estou na empresa."

33 anos, é consultor SAP e trabalha com home office, atende hoje às empresas: Mosaic do Brasil, Indra Politec, Grupos Petrópolis Cervejaria.

Por quanto tempo você trabalhou em casa?
Não tenho certeza de quanto tempo, geralmente uso a opção home office para fugir de dias de caos no transito de São Paulo e dias de dificuldades referente a saúde.

Quais eram as maiores dificuldades em trabalhar em casa?
Vejo como maior dificuldade a ergonomia. Boas empresas investem em bons móveis e em casa nunca tive um local específico para o trabalho.

Você cumpria horários?
Geralmente sim, entretanto por mais que em alguns dias a carga horária tenha sito menor, a dedicação e a concentração foram sempre maiores.

Raphael Agneli Silva:

"É difícil cumprir os horários trabalhando em casa, pois as vezes você acaba almoçando meia hora mais tarde, ou encerrando o expediente meia hora mais cedo, isso sem contar que muitas vezes é preciso estender o expediente para entregar os trabalhos no prazo."

20 anos, trabalha na empresa TeamWeb - Soluções em Sistemas para Internet.

Por quanto tempo você trabalhou em casa?
Trabalho em casa desde Outrubro de 2011, ou seja, 1 ano e 8 meses.

Quais eram as maiores dificuldades em trabalhar em casa?
Para mim as maiores dificuldades de trabalhar em casa são cumprir horários e explicar para as pessoas que você realmente trabalha rsrs, pois muitas pessoas ainda tem aquele pensamento de que para trabalhar você deve ficar 8 horas dentro de uma empresa.

Você cumpria horários?
Como disse anteriormente, é difícil cumprir os horários trabalhando em casa, pois as vezes você acaba almoçando meia hora mais tarde, ou encerrando o expediente meia hora mais cedo, isso sem contar que muitas vezes é preciso estender o expediente para entregar os trabalhos no prazo.

Galeria de fotos de exemplos de home offices:

Busquei alguns exemplos de lindos home offices para que você um dia monte o seu:

Home Office o que é? e como diferenciar o Home do Office?
Home Office o que é? e como diferenciar o Home do Office?
Home Office o que é? e como diferenciar o Home do Office?
Home Office o que é? e como diferenciar o Home do Office?
Home Office o que é? e como diferenciar o Home do Office?
Home Office o que é? e como diferenciar o Home do Office?
Home Office o que é? e como diferenciar o Home do Office?

Obstáculos legislativos do trabalho em casa

Na opinião dos executivos de RH, o home office só tende a crescer no País. "É um caminho sem volta, não tem como não aderir", avalia Lucyane Rezende, diretora de Recursos Humanos da Unilever para a América Latina. Para ela, no entanto, alguns obstáculos precisam ser superados para que a prática realmente se torne comum, e um deles é a questão legal.

De acordo com o artigo 72 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), todo profissional que não exerça cargo de confiança, em estabelecimentos com mais de dez trabalhadores, tem a obrigação de marcar ponto manual ou eletronicamente. Caso ele trabalhe fora da empresa, diz a CLT, o profissional deverá anotar as horas em uma "ficha ou papeleta". "Aqui, nós não ampliamos o programa para 100%, justamente porque não controlamos o horário de ninguém", diz ela, referindo-se aos colaboradores dos setores administrativos.

A empresa optou, então, por oferecer o programa aos profissionais de nível de coordenação, cumprindo o que determina a CLT, uma vez que esses cargos são considerados de "confiança". Pensando nos demais, a Unilever criou programas alternativos para compensar, como o "Friday free". "A pessoa trabalha uma hora a mais de segunda a quinta e pode sair ao meio-dia na sexta", exemplifica. Fonte dos obstáculos: CanalRH

Conclusão minha sobre trabalhar em casa

Há ganho de qualidade de vida, evita-se grandes estresses pertinentes no dia-a-dia do trabalhador, porém deve-se ter noção de sair de casa de vez em quando para ter interações com outras pessoas. Se eu trabalharia em casa novamente? Sim, mas não em turno integral. Para complementar horário é uma solução inteligente, manter 10 horas no escritório não é algo saudável.