Uma das grandes vantagens em se ter um iPhone ou um iPad é contar com milhares de aplicativos prontos para serem baixados quando desejar, tudo de forma simples e rápida. E essa imensidão de aplicativos muitas vezes nos confudem, e por isso ficamos na dúvida de qual aplicativo poderá ser útil, e o melhor, sem precisar pagar nada. Veja também: 10 aplicativos grátis para Android.

Por isso, preparamos para você uma seleção com os 10 melhores aplicativos gratuitos que não podem faltar no seu gadget.

Confira as categorias:

Player de Músicas -

TuneWiki

O TuneWiki é realmente um aplicativo completo. Além de ouvir músicas, ainda é possível ler em tempo real a letra da canção, com uma sincronização muito boa, sendo possível ver até a tradução da letra. Outro ponto a favor do aplicativo é a função de reconhecer que música está tocando no ambiente.

Top 10 aplicativos grátis para iOS

O aplicativo ainda permite interações com seus amigos, permitindo ver o que eles estão curtindo, além de possuir uma opção de "like" e compartilhamento. O TuneWiki ainda conta com outros recursos interessantes, como gráficos das músicas mais tocadas e uma função de mapa, exibindo as músicas tocadas onde estamos.

Cheio de recursos, ele não peca em sua função principal: excelente tocador com comandos simples e intuitivos.

Requisitos: Compatível com iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, iPod touch (3ª geração), iPod touch (4ª geração), iPod touch (5ª geração) e iPad. Requer o iOS 5.0 ou posterior.

Navegador -

Opera Mini Web Browser

O Opera Mini é talvez o navegador mais popular e completo para dispositivos móveis existente, sendo desenvolvido pela necessidade de se ter um navegador compatível com diversos aparelhos, independente de sua limitação de hardware, sendo um aplicativo muito rápido e com suporte a diversas funcionalidades.

Top 10 aplicativos grátis para iOS

A grande vantagem do aplicativo está em seu sistema de compressão de dados na nuvem, que é capaz de diminuir em até 90% a quantidade de dados enviados para seu aparelho, sendo o queridinho dos usuários que não possuem um plano de dados muito grande, permitindo navegar com tranquilidade e rapidez.

Requisitos: Compatível com iPhone, iPod touch e iPad. Requer o iOS 4.2 ou posterior.

Editor de imagem -

Snapseed

Eleito o melhor editor de imagens em 2012, o Snapseed é um dos melhores aplicativos para tirar, editar e compartilhar fotos no iOS.

A foto que você tirou não ficou muito boa? O Snapseed possui várias ferramentas para edição de imagem, capaz de transformar uma simples foto em uma excelente imagem com ótima qualidade de efeitos.

Top 10 aplicativos grátis para iOS

Apesar de inglês, o Snapseed é simples e intuitivo, permitindo editar diversos formatos de imagens com vários efeitos que darão um ar profissional para suas imagens. Após, ainda é possível compartilhar suas imagens em redes sociais como Facebook, Twitter e também por e-mail.

Requisitos: Compatível com iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, iPod touch (3ª geração), iPod touch (4ª geração), iPod touch (5ª geração) e iPad. Requer o iOS 5.0 ou posterior.

Jogos -

Draw Something 2 Free

Sequência de um dos jogos mais baixados da App Store. Consiste em um jogo simples, porém muito divertido e desafiador, onde você terá que adivinhar o que significa o desenho de algum amigo ou um estranho, ou fazê-los adivinhar de que se trata seu desenho.

Top 10 aplicativos grátis para iOS

A nova versão trás novidades como ferramentas de desenho, texturas e cores. A versão paga, segundo a desenvolvedora do game, somente não possui os anúncios que aparecem na versão gratuita, no mais, são idênticas. Apesar de relativamente novo, o jogo já consta entre os mais baixados e recomendados,

Requisitos: Compatível com iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, iPod touch (3ª geração), iPod touch (4ª geração), iPod touch (5ª geração) e iPad. Requer o iOS 4.3 ou posterior.

Comunicação -

Google Hangouts

O Hangouts é o aplicativo que veio para substituir o Google Talk para conversas por textos, além de agora possibilitar videochamadas em grupos. Seu funcionamento é parecido com o FaceTime da Apple, com a vantagem de possibilitar a comunicação com seus contatos independente do aparelho que possuem, ou seja, você pode conversar com pessoas que utilizem o iOS, Android ou até mesmo se estiverem em seus computadores.

Top 10 aplicativos grátis para iOS

Caso não tenha uma pessoa em seus contatos, basta adicionar o número dela que o Hangouts fará a busca, permitindo que conversem sem custo algum, basta ter apenas uma conta Google.

O Hangouts caiu no gosto do usuário muito rapidamente, principalmente pela facilidade de uso e quantidade de funcionalidades disponíveis, permitindo trocar mensagens de texto com recursos multimídias como fotos, vídeos, emoticons, e chamadas de vídeo para até 10 pessoas.

Requisitos: Compatível com iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, iPod touch (4ª geração), iPod touch (5ª geração), iPad 2 Wi Fi, iPad 2 Wi Fi + 3G, iPad (3rd generation), iPad Wi-Fi + 4G, iPad (4th generation), iPad Wi-Fi + Cellular (4th generation), iPad mini e iPad mini Wi-Fi + Cellular. Requer o iOS 6.1 ou posterior.

Produtividade -

Evernote

O Evernote é sem dúvida o melhor aplicativo para criar e gerenciar anotações, sendo possível criar notas que utilizem texto, imagens e até voz. A proposta de uso é que o usuário salve tudo que lhe for importante.

Top 10 aplicativos grátis para iOS

O Evernote nos ajuda a organizar tudo o que precisamos, dispondo de um excepcional sistema organização que divide suas notas em cadernos, blocos e marcas. E o mais interessante, ainda é possível compartilhar suas notas nas redes sociais. Fez algo interessante? Crie uma nota e compartilhe com seus amigos.

Um bom motivo para utilizar o Evernote é que ele nos permite associar fotos às informações, facilitando a pesquisa de lembretes ao torná-lo mais inteligente.

Requisitos: Compatível com iPhone, iPod touch e iPad. Requer o iOS 5.0 ou posterior.

Rádio -

TuneIn Radio

O TuneIn Radio é uma ótima alternativa à falta de rádio nos dispositivos da Apple, disponibilizando gratuitamente milhares de rádios ao vivo do mundo inteiro, além de podcasts, shows, e o melhor, ele é completamente gratuito, bastando ter acesso apenas a uma rede Wi-Fi ou uma conexão de dados.

Top 10 aplicativos grátis para iOS

O TuneIn Radio apresenta uma nova maneira de ouvir rádios, dispondo de uma nova tela Live que exibe a capa do álbum e o nome da música que está tocando. O aplicativo ainda conta com uma agenda online, que notifica você quando seu evento preferido ao vivo irá começar.

Com a nova versão ainda é possível compartilhar músicas e rádios diretamente com seus círculos do Google+. Este é um dos aplicativos que não podem faltar no seu gadget.

Requisitos: Compatível com iPhone, iPod touch e iPad. Requer o iOS 5.0 ou posterior.

Noticias -

Flipboard

Dentre os vários aplicativos para a leitura de RSS disponíveis, o Flipboard se destaca, sendo um dos mais criativos e interativos, funcionando como uma revista digital personalizada. Todo conteúdo disponível é escolhido por você, podendo decidir o que ler e quando ler.

Top 10 aplicativos grátis para iOS

Ele é capaz de centralizar as atualizações de seus sites e blogs favoritos, além de permitir baixar posts do Twitter e Facebook e mostrar atualizações de redes como Instagram, LinkedIn, Flickr e Tumblr. Também é muito fácil compartilhar conteúdos com as redes sociais diretamente do aplicativo.

Requisitos: Compatível com iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, iPod touch (3ª geração), iPod touch (4ª geração), iPod touch (5ª geração) e iPad. Requer o iOS 5.0 ou posterior.

Utilidades -

Google Drive

Google Drive é o mais novo serviço de armazenamento na nuvem da Google. Se você busca uma boa quantidade de espaço e integração completa com os serviços da Google, o Drive é uma ótima opção.

Top 10 aplicativos grátis para iOS

É uma das melhores alternativas para armazenar e sincronizar arquivos na nuvem, além de possuir a vantagem de ser integrado a outros serviços da Google, como o Google Docs. Também é possível utilizar seus arquivos armazenados em postagens no Google+ ou enviar por e-mail.

São 5 Gb gratuitos para armazenar seus arquivos e acessá-los de onde quiser com seu dispositivo da Apple.

Requisitos: Compatível com iPhone, iPod touch e iPad. Requer o iOS 5.0 ou posterior.

Mapas -

Google Maps

Apesar de a Apple ter removido o Google Maps como aplicativo padrão de mapas após a atualização do iOS, a Google desenvolveu uma aplicativo com as mesma funcionalidades encontradas em outras versões, e desde sua disponibilidade já figura como um dos aplicativos mais baixados.

Top 10 aplicativos grátis para iOS

O Aplicativo trás recursos já existentes em versões anteriores do iOS e da versão online. Com ele o usuário poderá traçar rotas, verificar o trânsito e conferir endereços com o Street View. É a melhor alternativa ao sistema de mapas problemático do iOS.

Requisitos: Compatível com iPhone 3GS, iPhone 4, iPhone 4S, iPhone 5, iPod touch (3ª geração), iPod touch (4ª geração), iPod touch (5ª geração) e iPad. Requer o iOS 5.1 ou posterior.