Como fazer insert, update e delete no MySQL usando PHP

99 Comente abaixo Nícolas Müller (@nicolas_muller)

Aprenda a manipular registros no banco de dados MySQL usando PHP. Faremos insert, update e delete no banco usando PHP.

Depois de aprendermos a criar um banco de dados e fazer um select simples usando PHP, nesta tópico do Guia de PHP vamos apresentar como fazer um insert, update e delete no banco de dados. Este tutorial é uma continuação do guia.

Pessoal, lembre de ajudar a divulgar o Guia do PHP, use os botões ao lado para divulgar nas redes sociais. O Guia de PHP é um trabalho árduo de ser feito, precisa-se trazer muitos exemplos e formas de facilitar a sua compreensão, por isto que lhe peço para ajudar na divulgação, isto nos ajudará a produzir mais e mais.

Para realizarmos a manipulação dos registros no banco de dados, precisamos necessariamente estar conectados ao banco de dados. 

Criamos uma tabela específica para trabalhar os dados, esta tabela tem o nome de tutorial e é composta de 4 campos, o primeiro a chave primária da tabela, o segundo um campo de texto pequeno, o terceiro um campo de descrição de texto maior e por último um campo de tinyint, que costumo usar para trabalhar com FLAGS. Flags são campos que setamos para dizer se o registro é algo ou não, ou seja, trabalhar com 0 ou 1. Neste caso vamos colocar o nome de publicado, para saber se o registro está publicado ou não na internet. Vamos nos próximos artigos entender melhor o funcionamento deste campo FLAG. Segue abaixo o esquema da tabela:

CREATE TABLE `tutorial` (
`tutorial_id` int(11) NOT NULL AUTO_INCREMENT,
`titulo` varchar(200) NOT NULL,
`descricao` text NOT NULL,
`publicado` tinyint(1) NOT NULL,
PRIMARY KEY (`tutorial_id`)
) ENGINE=MyISAM DEFAULT CHARSET=latin1 AUTO_INCREMENT=1 ;

A tabela no phpMyAdmin: 

Agora sem mais delongas vamos a manipulação dos dados:
INSERT no MySQL:
Insert no MySQL consiste em inserir dados em uma tabela definida, você pode inserir todos os campos da tabela, ou inserir somente campos definidos na sua consulta de inserção. Vamos a um exemplo prático:

Criação da tabela
Criação da tabela

Agora sem mais delongas vamos a manipulação dos dados:

INSERT no MySQL:

Insert no MySQL consiste em inserir dados em uma tabela definida, você pode inserir todos os campos da tabela, ou inserir somente campos definidos na sua consulta de inserção. Vamos a um exemplo prático:

 

Neste exemplo acima podemos ler o código desta forma: Insere na tabela tutorial, os campos tutorial_id, titulo, descricao, publicado os seguintes valores: nulo para o id (que é auto incremento), Título do tutorial, descrição do tutorial aqui e zero. Todos devem manter a ordem de inserção, ou seja, o campo título, segundo na lista dos campos, deve ser o segundo item nos VALUES.

A sintaxe padrão é:

INSERT INTO tabela (campo1,campo2) VALUES ('valor1','valor2');

Para executar o comando de insert no banco de dados usando PHP, nós precisamos executar a função mysql_query(); do PHP, assim como já fazemos no SELECT. O parâmetro necessário na função mysql_query é uma string que contenha o comando SQL a ser executado no banco de dados. Veja o exemplo de inserção no banco de dados abaixo: 

 

Exemplo de resultado inserido visto no phpMyAdmin:

Leia novamente esta parte do artigo se você não compreendeu corretamente. Para lhe ajudar também, o insert precisa usar a função mysql_query(); nela, precisamos passar o comando SQL que queremos executar, no caso, um insert. E para a função mysql_query funcionar, precisamos necessariamente estar com o banco de dados conectado. 

UPDATE no MySQL:

Vamos agora ao comando UPDATE, que é usado para alterar informações no banco de dados. A sintaxe do UPDATE é diferente da sintaxe do INSERT, veja o exemplo dela abaixo:

UPDATE tabela SET campoaseralterado = 'valor novo do campo' WHERE tabela_id = '1';

Leia-se: Altere na tabela, o campoaseralterado = 'valor novo do campo' ONDE o ID do registro' é igual a 1.

Algumas características do UPDATE:

  • Podemos alterar todos os registros da tabela, um ou mais registros ou todos os registros da tabela. 
  • É importante ter em mente que se você não usar a cláusula WHERE, o comando vai alterar todos os registros da tabela. 
  • Podemos fazer além do WHERE um AND ou OR na sintaxe, assim podemos usar mais combinações de condições para que filtremos os registros a serem alterados. Por exemplo: Podemos alterar todos registros com data inferior a hoje e (AND) que a hora seja maior que 10 horas. Assim usaremos um WHERE para a data e um AND para a hora. 
  • Podemos alterar um ou mais campos da tabela, para isto, basta depois do 'valor novo do campo', adicionar uma vírgula, conforme o comando abaixo: 

 

Agora abaixo o nosso arquivo completo com o UPDATE: 

 

Veja o título que foi alterado no comando:

DELETE no MySQL

Depois de termos inserido e alterado o registro, agora é vez de excluirmos ele. O comando de DELETE é bem simples, confira a sintaxe padrão abaixo: 

DELETE FROM tabela WHERE tabela_id = 1;

Leia-se: Apague da tabela ONDE o id é igual a 1. 

Assim como no UPDATE, podemos usar WHERE somado de um AND ou OR para criar mais combinações de condições. Veja o arquivo completo de DELETE:

 

Depois de termos visto todos estes comandos, além de no artigo anterior onde aprendemos a criar o banco de dados, conectar e selecionar registros, vamos começar a aprofundar mais em criarmos métodos e classes para manipular os registros do banco de dados, assim por consequência podemos usar estes métodos e classes em qualquer lugar de nossos códigos, o que vai facilitar bastante para você. 

Download dos arquivos do projeto:

Espero que tenha compreendido o que foi aqui passado, deixe um comentário abaixo se você está gostando do Guia do PHP ou se tiver dúvidas/sugestões. 

Aproveite para seguir o Guia do PHP, na barra ao lado tem Tópicos relacionados, onde existe um botão SEGUIR. Seguindo, você recebe as novidades do Guia do PHP assim que publicado!.

Recomendamos para você
 

Compartilhe com seus amigos:
Guia do PHP
últimos reviews
  • 8,4
    Review Samsung Galaxy K Zoom
    Nessas 2 últimas semanas passou por nossas mãos o potente Galaxy K Zoom, veja o que achamos dele.
  • 8,6
    Review Moto X - Segunda geração
    O aparelho da Motorola é a prova “viva” que o que está ótimo pode melhorar ainda mais.
  • 8,1
    Review Zenfone 5
    Tela de 5 polegadas, câmera de foto e vídeo superiores aos concorrentes, boa usabilidade e preço baixo. A Asus acertou n...

TOPO