Fora descoberto na região nordeste do Brasil duas novas espécies de aracnídeos escavadores. Medindo menos de quatro milímetros de comprimento, as duas espécies foram encontradas em uma região de cavernas no Ceará e no Rio Grande do Norte, onde as duas espécies pertencem ao grupo denominado de Schivomida, ou seja, parentes dos escorpiões, aranhas e carrapatos.

Para o autor do estudo publicado esta semana no periódico científico PLOS ONE, o professor da Universidade Federal de Minas Gerais, Adalberto dos Santos disse ao site iG que; "Varias espécies deste grupo foram encontradas no Caribe e em países amazônicos, mas agora vimos que elas também habitam ecossistemas diferentes como a Mata Atlântica e a Caatinga".

A espécie que fora encontrada no estado do Ceará foi denominada de Rowlandius ubajara, já a outra espécie encontrada em uma região da Caatinga no Rio Grande do Norte recebeu o nome de Rowlandius potiguar.

As novas espécies descobertas possuem o chamado falso olho, muito comum em outros animais do mesmo grupo. Ao invés de possuir olhos, elas possuem uma membrana ao qual ao invés de se guiarem pela visão, se guiam por sensores, onde Santos declarou que; "Vimos, algumas espécies fora da caverna, o que nos leva a crer que como não enxergam, para eles tanto faz estar dentro ou fora da caverna".

Dentro das espécies, os pesquisadores também descobriram que no Rio Grande do Norte havia dois tipos de machos, um com o segundo grupo de patas compridas e outros com patas mais curtas, onde o segundo par possui a função sensorial e a de capturar a sua presa.

Os estudiosos ainda declararam que tal fenômeno já havia ocorrido com outras espécies de aracnídeos, bem como besouro rola-bosta.