Você já ouvir falar em clientes de e-mail ou gerenciadores de e-mail? No mercado tecnológico, temos diversos programas para melhorar seu desempenho em frente ao PC, de forma que você realize múltiplas tarefas enquanto trabalha.

Quando trabalhamos em um escritório, provavelmente temos uma conta de e-mail comercial, além da tradicional conta pessoal (caso você queira separar as coisas). Isto quando já não temos pessoalmente mais de 2 contas de e-mail espalhadas por diversos serviços como: Hotmail, Outlook, Yahoo, Gmail, etc...

Para reunir todas estas contas de e-mail, existem programas que nos ajudam a organizar tudo isto, desta forma, você não perde tempo em seu navegador acessando diversas abas para cada serviço de e-mail. Através de um cliente de e-mail, você pode reunir todas as contas e contatos num mesmo local, fora do seu browser.

O mais conhecido dentre os gerenciadores de e-mail, é o Microsoft Outlook. Como já escrito no nome, ele pertence à Microsoft. Com as constantes investidas por parte da empresa de Bill Gates de integrar todos os dispositivos entre si, hoje o sistema operacional Windows já possui de fábrica, uma versão do Windows Live Outlook.

E o Thunderbird?

O Thunderbird é produzido pela Mozilla Foundation (também criadora do Mozilla Firefox), está entre os mais famosos e mais utilizados no mundo. Lançado em 2003, com interface simples e objetiva que facilita a organização de suas caixas de e-mail.

Com ele, podemos:

  • Acessar arquivos XML;
  • Feeds (Atom e RSS);
  • Bloqueia imagens;
  • Filtro anti-spam;
  • Alterar o tema de fundo.

Este cliente de e-mails vem pré-instalado em versões de sistemas operacionais Linux e Ubuntu, mas pode ser baixado gratuitamente para Windows e Mac OS X também.

Quais são as vantagens?

Segundo pesquisas de produtividade, visualizar os e-mails, apesar de tarefa importantíssima, não deve ocupar muito tempo de seu trabalho. O ideal é que se tenha oportunidades determinadas para se dedicar ao envio e resposta para e-mails. E é neste caso que o Thunderbird entra.

Você reúne suas contas de e-mail e um único programa, e sempre que você precisar enviar ou receber uma mensagem, pode tê-las numa mesma interface, ordenadas. Além do mais, você recebe notificações de recebimento de e-mail assim que o programa - de forma automática - faz este check-in.

Fora Spam

O sistema do Mozilla Thunderbird é equipado com um filtro minucioso contra mensagens indesejadas e maliciosas. Uma análise cuidadosa é realizada para identificar e-mails fraudulentos ou simplesmente indesejados. Estas mensagens são movidas para uma pasta especial, ou se programada, podem ser excluídas automaticamente.

Extensões

O Mozilla Thunderbird acompanha diversas extensões que facilitam e aprimoram o seu trabalho na hora de enviar e-mails. O suporte IMAP/POP é um importante recurso que torna sua caixa de entrada mais leve. Também o suporte para mensagens HTML, ferramentas para importação de mensagens, catálogo de endereços. Aliado a isso, as extensões tornam seu serviço de e-mail ainda mais completo.

Você pode conferir as extensões disponíveis neste link.

Roda em qualquer coisa

A grosso modo, podemos dizer que o Thunderbird agrada Gregos e Troianos, pois funciona no Windows desde a versão 98 até a mais recente do Windows 8, além das versões de Linux, MacOS X, OS/2 e Solaris.

É de graça

Encontramos na internet, diversos programas de software livre para competir com os caros e pagos programas desenvolvidos por grandes empresas. Na grande maioria deles, o programa grátis é defasado e com menos recursos que os mais famosos, e reitero, PAGOS.

O Thunderbird, por outro lado, é um software livre, grátis, e que está batendo de frente com os grandes. Possui os melhores recursos ou até mais ferramentas que o software que você precisa comprar para usá-lo legalmente.

Além do software ser livre de cobranças, o código fonte do produto também é disponibilizado pelo Mozilla, permitindo assim que você faça alterações que achar necessário (neste caso você precisa ser um programador ou manjar de programação).

Enfim, o Thunderbird é um excelente programa para melhorar seu ambiente de trabalho no PC.

Onde eu faço o Download?

Para fazer o download do programa, você só precisa acessar o site do Mozilla. A interface do programa é quase autoexplicativa e não são necessários muitos passos para sair usando.

Completado isto, é só enviar e receber e-mail de diferentes contas no mesmo local.