O sistema operacional Android aumentou seu domínio no segmento de smartphones nos Estados Unidos e também em outros mercados importantes do mundo nos primeiro meses de 2013, de acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel ComTech divulgada nesta segunda-feira (29).

Conforme a pesquisa, o Android era usado por 49,3% dos smartphones comercializados no mercado norte-americano no primeiro trimestre. A Apple, por sua vez, conquistou 43,7% do mercado no mesmo período.

O Android, em outros mercados importantes, a incidência de uso é ainda maior. Na Espanha, o número chega a 93,5%. Na Alemanha o percentual chega a 73,6% da preferência. Enquanto na China a porcentagem é de 69,4%.

De acordo ainda com a pesquisa, a Apple conquistou a liderança no primeiro trimestre do ano apenas no Japão, atingindo uma parcela de 49,2%. O Android conta com 45,8%.

A pesquisa ainda revelou que o Windows Phone está crescendo no mercado. No mercado norte-americano o Windows aumentou sua participação de 3,7% para 5,6% em um ano.  "À medida que iOS e Android continuam lutando para registrar a maior venda de sistemas operacionais para smartphones, vimos que o Windows cresceu de forma constante durante o ano passado e agora atingiu sua cifra mais alta de vendas até agora", disse a analista de Kantar, Mary-Ann Parlato.